Para que seu negócio na internet seja bem sucedido, é essencial saber quais as páginas do seu site que recebem mais visitas e como se comportam os seus visitantes. Se você tem uma loja virtual, por exemplo, sua meta deve ser vender produtos. Para alcançá-la, os visitantes do seu site devem ser capazes de escolher o que desejam e terminar o processo de compra com eficiência. O Google Analytics é uma ótima opção para determinar se isso está acontecendo. Ele mostra quantas pessoas chegaram ao seu site, de onde elas vieram e o que elas fizeram até alcançar as suas metas, ou seja, as páginas de conclusão de compra, cadastro ou qualquer outra que traga um benefício real para você.


Além de ser uma ferramenta muito útil, o Analytics é fácil de usar. Quase todas as informações são mostradas graficamente, o que facilita a sua interpretação. Você consegue descobrir qual das campanhas de divulgação do seu site é mais eficiente e quais as suas páginas mais populares. O Analytics desenha um mapa que mostra o caminho dos visitantes do seu site e o percentual deles que o abandonaram em cada página. Assim, você direciona seus esforços para melhorar as seções realmente deficientes.



Outro recurso interessante é a verificação da localização geográfica dos visitantes das suas páginas. É possível saber, por exemplo, se o seu site é mais conhecido no Brasil ou em Portugal, em São Paulo ou no Maranhão. Assim, você conhece muito melhor os seus clientes e pode adequar seu site a eles.


É muito simples monitorar páginas com o Analytics. Basta criar uma conta gratuita em www.google.com/analytics , cadastrar as fontes de tráfego para o seu site, definir suas metas e colar um código especial do Analytics em suas páginas. Não é preciso ter conhecimentos técnicos avançados, apenas criatividade para identificar suas metas e 10 minutos diários para acompanhar os relatórios do Analytics.