Este é um mistério que nem mesmo os melhores detetives conseguiram resolver: porque motivo às vezes o aumento na taxa de cliques (CTR) é acompanhado por uma diminuição nos ganhos por clique?

Por vezes nossos editores perguntam porque os seus ganhos não aumentam apesar do aumento no CTR. Esse fato pode parecer de difícil explicação, e quando acontece os editores podem pensar que se trata de 'smart pricing' - cálculo de preços para anunciantes baseado em nosso sistema de correspondência entre anúncios e páginas da web, ou que o Google está fazendo alterações na partilha da receita. O que acontece afinal?

O AdSense é um programa de publicidade único porque tem como objetivo a maximização do eCPM dos nossos editores, tendo em conta tanto o lance por clique do anunciante (CPC) como a probabilidade de que o anúncio será clicado por um usuário. Alguns anúncios são interessantes para um larga base de visitantes do seu site e serão clicados mais frequentemente. Embora isso possa ser excelente para o seu CTR, os anunciantes estão muitas vezes fazendo lances de valor inferior para os anúncios de interesse geral. Outro tipo de anúncio atrai a atenção de usuários de um nicho de mercado. Tipicamente, os anunciantes pagarão mais para os anúncios altamente direcionados, contudo existe uma probabilidade menor desses anúncios serem clicados.

Dependendo do nosso inventário de anúncios, você poderá ver dias em que o AdSense exibirá muitos anúncios do tipo CTR alto/CPC baixo. Em outros dias, você poderá constatar o contrário. Se você perceber essa relação nos seus relatórios do AdSense, tenha em mente que estamos sempre trabalhando para maximizar a sua receita. A prova disso é que é possível tirar o melhor proveito das características de rendimento de diferentes tipos de anúncio.