Em agosto deste ano, o blog do AdWords entrevistou o gerente de Produto para Segurança e Confiabilidade (Business Product Manager for Trust & Safety), Shuman Ghosemajumder, sobre as principais questões relacionadas aos cliques inválidos em publicidade na internet. O Por Dentro do AdSense publica agora alguns trechos da entrevista, que você pode ler na íntegra, em inglês, aqui .

O que constitui uma fraude por cliques? Com frequência escuto também o termo "cliques inválidos". Qual é a diferença, ou eles são a mesma coisa?

O termo "fraude" implica deliberação, dolo. Nosso objetivo de lutar contra cliques inválidos é amplo e inclui cliques que, suspeitamos, sejam ludibriosos ou maliciosos, bem como cliques que consideramos inválidos por outras razões, como clicar acidentalmente duas vezes em um anúncio. O uso da palavra "fraude" nesse contexto vem causando uma grande dose de confusão, já que é praticamente impossível provar que uma impressão de página ou um clique foram causados deliberadamente com a intenção de enganar. Nossos servidores podem contabilizar acuradamente os cliques em anúncios, mas não podemos saber qual era a intenção de um usuário quando fez o clique. Quando identificamos um clique como inválido, isso simplesmente significa que não vamos cobrar por esse clique, de maneira a garantir o melhor retorno de investimento (ROI) para os anunciantes.

Por que não falar mais sobre os métodos para detectar cliques inválidos?

Há muitas coisas que fazemos para detectar cliques inválidos, incluindo olhar endereços de IP duplicados, informação de seção do usuário, informação de rede, segmentação geográfica e informação do browser. Todos esses sinais são importantes para detectar cliques inválidos.

A tecnologia que utilizamos para detectar cliques inválidos é altamente sofisticada e foi desenvolvida por alguns dos maiores especialistas do mundo - PhDs em inteligência artificial, aprendizado mecânico e estatística. Relutamos em compartilhar mais sobre nossa tecnologia e métodos, no entanto, porque isso faria com que fosse mais fácil que os fraudadores vencessem os nossos sistemas.

Qual é a dimensão do problema de cliques inválidos?


Nós levamos a questão muito a sério e dedicamos recursos significativos e alguns dos nossos melhores talentos a essa questão. A grande maioria dos cliques inválidos são detectados e descartados por nossos filtros automáticos antes mesmo de atingirem as contas dos anunciantes. Se um anunciante está monitorando atividade de cliques, esses cliques filtrados automaticamente podem aparecer nos registros de um anunciante, mas não em suas faturas. Quando cliques inválidos são detectados depois de um anunciante ter sido cobrado, nós o reembolsamos. Em função dos nossos esforços, perdas dos anunciantes devido a cliques inválidos são muito pequenas.


Existiria um incentivo para que o Google permitisse alguma quantidade de fraude porque isso significaria mais receita?


Na verdade, é o oposto disso. Somos incentivados a fazer um trabalho melhor que o dos nossos competidores para evitar cliques inválidos - e acreditamos que fazemos. Combater cliques inválidos agressivamente é do interesse do Google e essencial para que possamos manter um negócio viável. Além disso, oferecemos ferramentas para que os nossos anunciantes possam monitorar o retorno do seu investimento - o que é uma forma eficiente de determinar se muitos cliques não estão resultando em vendas. Essas ferramenta gratuitas ajudam anunciantes administrar a fundo o valor dos seus anúncios.