Alguns editores do AdSense manifestaram dúvidas em torno do post sobre cliques acidentais que publicamos recentemente no blog. As dúvidas giram em torno, principalmente, das sugestões de posicionamento de anúncios para otimizar o potencial de ganhos com o AdSense e da colocação de anúncios perto das barras de navegação da página.

Para aqueles de vocês preocupados com nossas dicas de otimização, esclarecemos que recomendamos integrar suas unidades de anúncios e de links com o conteúdo e a navegação da sua página, para oferecer aos seus usuários anúncios relevantes para o conteúdo que eles normalmente vêem. Aqui estão alguns exemplos de implementações que respeitam nossas diretrizes:



Em alguns casos, no entanto, observamos que editores posicionaram suas unidades de anúncio tão perto de conteúdo interativo (que deve ser clicado), que os usuários clicam acidentalmente nos anúncios ao invés de clicar no conteúdo do site. Embora esse tipo de posicionamento possa não violar diretamente nossos regulamentos, ele pode aumentar o risco de gerar cliques inválidos nos anúncios, o que é uma violação dos regulamentos do programa.

Aumentar a possibilidade de cliques acidentais nos anúncios em seus sites não respeita os interesses de seus usuários nem de nossos anunciantes, e gostaríamos que você estivesse ciente desse risco. É por isso que recomendamos a todos os editores que mantenham uma distância suficiente entre seus anúncios e qualquer elemento da sua página no qual os visitantes possam clicar com frequência.

Para lhe ajudar, aqui está um exemplo de posicionamento de anúncio que poderia gerar cliques acidentais, e que não deve ser utilizado:



Agradecemos a sua cooperação e seus comentários. Se você ainda não conhece nossas técnicas de otimização, vale conferir os posts publicados no Por Dentro do AdSense e conhecer nossas dicas na Central de Ajuda do AdSense.

Mike Deeringer - AdSense Publisher Support