Hoje é a vez de quem usa o estilo de formatação de número 3 conhecer algumas dicas de uso do AdSense. Para aqueles que não se lembram, o estilo 3 é o seguinte:

Ele é mais complexo que os demais apresentados até então. O conteúdo fica distribuído em quatro blocos principais, que podem utilizar várias combinações de texto, imagens e itens de navegação. Esse formato também permite o uso dos anúncios Google de diversas maneiras, dando a eles destaque sem diminuir a importância do conteúdo da página. Veja a seguir as nossas propostas:



Nas ilustrações acima, os retângulos verdes representam itens de navegação, enquanto os vermelhos e acinzentados substituem, respectivamente, blocos de anúncios e conteúdo textual ou gráfico.

A proposta de número 1 é indicada para sites com muito conteúdo gráfico, que ocupa mais espaço e precisa ser intercalado entre trechos de texto. Uma barra de navegação vertical é colocada na lateral esquerda da página, enquanto o texto e as imagens são postos no centro e lateral direita. Por fim, um bloco de anúncios com formato “Cabeçalho” (728 x 90 pixels) é colocado no topo da página, logo abaixo do logotipo ou título. Usando-se essa proposta, o bloco de anúncio ganha destaque e se integra com os elementos da página em sua área mais visível, antes da rolagem.

Assim como a proposta 1, a número 2 também pode ser usada em páginas com vasto conteúdo textual e gráfico. Nesta, porém, a barra de navegação é horizontal e o bloco de anúncios, um “Retângulo grande” (336 x 280 pixels) ou “Retângulo médio”(300 x 250 pixels), ladeia o texto. Com isso, os anúncios ganham maior destaque. É uma boa alternativa para páginas em que a notícia ou artigo mais quente está no centro.

A proposta três é mais arrojada. Nela, os anúncios ficam distribuídos em extremos opostos da página e, com isso, podem atrair a atenção de leitores que consultam a barra de navegação ou um artigo secundário, na lateral direita da página. O primeiro bloco, no canto superior esquerdo, pode ser um “Botão” (125x125) e o outro, no canto inferior direito, um “Retângulo médio” (300 x 250 pixels).

A última proposta, número 4, tem um “Retângulo grande” (336 x 280 pixels) no centro da página e um “Arranha-céu” (120x600) na lateral esquerda. Nesse caso, a barra de navegação pode ser colocada na parte superior da página. Veja um exemplo de uso dessa proposta abaixo:



Continue dividindo opiniões com os outros participantes do Ciclo de Otimização e descrevendo os seus próprios resultados no Fórum do AdSense.