Chegou a hora do estilo de formatação quatro, o último da série sobre escolher o formato de anúncio mais apropriado ao seu site. Para quem não se lembra dele, a imagem abaixo pode ajudar:


A formatação ilustrada acima é menos comum. Na maior parte das vezes, o espaço da lateral direita é usado para exibir textos secundários, manchetes para outros tópicos e links interessantes:

Ainda que este seja o quarto e último capítulo dessa série, não custa lembrar que, na imagem acima, blocos vermelhos representam anúncios e os acinzentados, texto e imagem particulares.

Como esse estilo de formatação é uma transposição do número 2, já foi possível aproveitar a algumas dicas da semana passada. Essa é a formatação padrão dos blogs, e as propostas 1 e 2 devem ajudar uma série de usuários desse tipo de página pessoal. Na primeira, a sugestão é colocar um “Cabeçalho” (728 x 90) logo abaixo do título ou logotipo da página. Na outra, um “Arranha-céu largo” (160x600) na lateral direita. Essas são as possibilidades mais simples, para quem quer explorar o conteúdo com imagens e grafismos.

Agora vêm as dicas para quem realmente quer mesclar o AdSense ao seu conteúdo. No caso de blogs, nem sempre essa é uma opção possível, mas ainda assim é útil para inúmeros formatos. Na número 3, além de um “Arranha-céu” (120x600) na lateral direita, há um “Retângulo grande” (336x280) ou “médio” (300 x 250) no canto superior esquerdo do texto. Vários dos participantes do AdSense já comprovaram que blocos retangulares inseridos no mesmo espaço que seus artigos ou notícias dão ótimos resultados. Usando o layout certo, eles ficam diferenciados do texto principal e continuam atraindo a atenção dos leitores.

A última proposta da série é mais comum, mas pode gerar excelente retorno. São dois blocos de anúncios, um “Cabeçalho” (728 x 90) no topo da página e um “Arranha-céu largo” (160x600) na lateral direita. É simples, mas como você pode ver pela ilustração, a cobertura da página é total, vertical e horizontalmente. Mesmo assim, sobra um bom espaço para o seu conteúdo. Veja um exemplo de uso abaixo:



Se você quiser discutir estas dicas com outros editores, e conhecer o que eles estão aplicando em seus sites, visite o nosso Fórum. E fique atento aos posts da próxima semana. Começaremos a falar sobre cores e aproveitamento de espaço.