Se você tem um site rico em conteúdo, mas com poucas visitas, esse conteúdo está sendo útil? Ao invés de discutir isso, eu gostaria de dividir com você cinco formas de usar as ferramentas do Google para webmasters. Com elas, você pode atrair mais usuários para o seu site e melhorar a visibilidade do conteúdo que você trabalha duro para criar.

1. Submeta todas as suas páginas ao index do Google – de graça.

Ao usar o Google Sitemaps para informar seus URLs, você ajuda o indexador do Google a fazer um trabalho mais completo e eficiente ao rastrear o seu site. O Sitemaps permite que você submeta todas as suas páginas ao index do Google, e é especialmente útil para garantir que nós saibamos de todos URLs ou páginas gerados dinamicamente que não estão com links adequados em seu site. Mas, por favor, observe que submeter um mapa do seu site não garante a inclusão ou influencia no seu PageRank, e não é um substituto para a criação de conteúdo atraente e útil.


2. Descubra como o Google vê o seu site.
Uma vez que você garantiu que tenhamos acesso ao seu site, você pode ver as palavras comuns utilizadas para fazer links para suas páginas e que são vistas pelo Google. Isso permite que você veja tendências no conteúdo do seu site, e pode lhe ajudar a determinar porque você pode estar ranqueado para determinadas palavras-chave. Você pode ver que páginas têm um PageRank mais alto, mês a mês. Alguns donos de site se surpreendem ao descobrir que nem sempre é a sua página inicial. Se uma página interna tem o PageRank mais alto, você pode dedicar mais tempo para otimizar os anúncios nessa página.

3. Descubra problemas potenciais. Nós deixamos você saber se estamos com dificuldades para acessar o seu site ou páginas específicas.
Se não podemos rastrear uma página, não podemos indexá-la. Logo, consertar os erros que nós listamos pode ajudar a melhorar sua cobertura geral. Se a ferramenta de diagnóstico de site do AdSense mostra que você está bloqueando páginas do indexador do AdSense (o MediaPartners-Google), você pode usar a ferramenta de análise robots.txt (das ferramentas do Google para webmasters) para testar mudanças nesse arquivo e garantir que essas mudanças habilitam o acesso. Você também pode ver que páginas você está bloqueando para outros robôs do Google – isso permite que você experimente mudanças para ver como elas afetariam o rastreamento do seu site.

4. Descubra que buscas direcionam tráfego para o seu site. Usando as ferramentas do Google para webmasters, aprenda que buscas no Google geraram cliques para o seu site e em que posição você apareceu nos resultados de pesquisa exibidos para aquela busca. Você também pode ver dados para propriedades individuais e países. Por exemplo, você pode ver as buscas realizadas por usuários fazendo pesquisas por imagens no Google, nos Estados Unidos, nas quais os resultados de pesquisa incluíram o seu site. Você verá apenas propriedades e países para os quais há dados para o seu site.

5. Seja incluído novamente. Se o seu site desapareceu dos resultados de busca, leia as diretrizes de qualidade do Google, depois corrija qualquer problema no seu site e solicite a re-inclusão a partir da sua conta Google webmaster. Por favor, tenha em mente que o formulário para solicitar essa re-inclusão só está disponível para pessoas utilizando as ferramentas do Google para webmasters.

Tem mais...
As ferramentas do Google para webmasters estão evoluindo, e nós constantemente incluímos novos recursos. Fique a par das novidades com o blog Google Webmaster Central e coloque suas perguntas no fórum de ajuda Google Webmaster Help (disponíveis em inglês).

Essas são as dicas para construir um público fiel para o seu site e, em troca, otimizar seus ganhos com o AdSense!