Hoje queremos dividir com vocês o caso do Imineo.com, um site francês que oferece vídeos on-line. Em 2005, os donos decidiram utilizar o AdWords para direcionar tráfego de qualidade para seu site. Depois das primeiras campanhas, configuraram o acompanhamento das conversões para avaliar o retorno do seu investimento (isso também é conhecido como ROI, e indica o valor obtido como resultado do investimento em uma campanha publicitária). Recentemente e, tendo em conta que seu modelo de negócio não se baseia em receita publicitária, a empresa decidiu utilizar também o AdSense com a finalidade de ampliar seus investimentos no AdWords.

Para um site de comércio eletrônico, isso pode parecer arriscado. Pode-se pensar que suas vendas baixariam ao integrar o AdSense, porque os usuários clicariam nos anúncios ao invés de adquirir os vídeos. A equipe do Imineo verificou, no entanto, que ao implementar o AdSense eles conseguiram atrair usuários de qualidade para o seu site com a intenção de comprar vídeos, ao mesmo tempo em que também captaram outro tipo de usuário, que clica nos anúncios que lhe parecem interessantes.



A estratégia do Imineo se baseou precisamente em rentabilizar esse tráfego do seu site que tende a sair da página utilizando a barra de navegação. Em geral, o AdSense pode contribuir para que sites desse tipo aumentem sua receita sem ter que alterar seu modelo de negócio. Neste caso, o AdSense contribuiu para obter benefícios desse outro tipo de usuário e, assim, aumentar os benefícios totais.

Se você tem um site de comércio eletrônico, sugerimos o seguinte:

- Em primeiro lugar, prove utilizar o AdSense nas páginas de finalização de compra e avalie o impacto do AdSense nas vendas.

- Se adicionar anúncios relevantes não afeta as suas conversões, recomendamos aumentar a implementação do AdSense no seu site. Você pode empregar a receita adicional gerada com o AdSense para direcionar mais tráfego de qualidade para o seu site e, dessa forma, aumentar as vendas.

Experimente utilizar o AdSense em seu site de comércio eletrônico!

Etienne Jambou – AdSense Optimization Team