Escutamos isso várias vezes: nossos editores querem proporcionar uma experiência de busca relevante para os usuários em seus sites. Se você gostaria de usar a força da pesquisa Google, adaptá-la ao seu site e ganhar dinheiro com esta ferramenta de busca sem investir recursos nem tempo para construí-la, saiba que é possível fazer tudo isso com o mecanismo de pesquisa personalizado do Google.

Com a pesquisa personalizada do Google, você pode criar uma experiência de pesquisa altamente adaptada às necessidades dos seus usuários, refletindo seus conhecimentos e habilidades. Você pode colocar esta ferramenta de busca no seu site e, se tem uma conta do AdSense para pesquisas, pode conectar sua pesquisa personalizada ao AdSense e ganhar dinheiro com o tráfego resultante. De forma simples e em poucos passos, você pode criar uma pesquisa personalizada que pareça sua, priorize ou restrinja conteúdos com base nas suas especificações, além de abrir seu index da ferramenta de buscas para membros de sua confiança, para que eles possam contribuir para sua compreensão e relevância.

Aqui você pode ler um exemplo, disponível em inglês, do site Macworld. Na primeira captura de tela você pode ver uma caixa de busca no canto superior direito da página. Depois de realizar uma pesquisa com o termo de busca (macbook), aparece a página de resultados de pesquisa exibida na segunda captura de tela. Os resultados de pesquisa são integrados com o desenho do site e o editor do site Macworld gera receita com os cliques em anúncios da seção “Anúncios Google”.




É fácil construir uma pesquisa personalizada – não é necessário nenhum Ph.D em ciências da computação. Funciona assim:

  1. Visite http://www.google.com.br/coop/cse/ e selecione os sites que você gostaria de incluir em seu índice de pesquisa.
  2. Depois escolha a opção de restringir resultados, para incluir apenas essas páginas e sites. Alternativamente, você pode dar a essas páginas e sites uma prioridade e ranking mais altos dentro do index do Google quando os usuários fazem buscas dentro da sua pesquisa personalizada.
  3. A partir do site do mecanismo de pesquisa personalizado, você pode gerar o código para colocar em seu site e fazer a ferramenta de busca, através de um IFRAME, parecer a sua própria. Se você quiser, pode facilmente fazer um link com a sua conta atual do AdSense, para ter um lugar central para administrar suas relações com o Google AdSense.
  4. Por último, você pode convidar membros da sua comunidade para que contribuam com o índex da sua ferramenta de busca. Basta inserir o e-mail de pessoas que você quer que contribuam para o índice da sua ferramenta de busca e um convite será enviado com o Google Marker.

Você pode conferir algumas outras pesquisas personalizadas em ação visitando nossa página de exemplos, em inglês. Você verá algumas pesquisas personalizadas criadas por especialistas da indústria, editores de blogs, educadores e técnicos. Nós continuaremos também adicionando recursos avançados à pesquisa personalizada do Google, e você pode conhecê-los no blog do produto, além de trocar experiências com outros usuários no fórum (ambos também em inglês). Esperamos que você experimente!