Bem-vindos à segunda parte de nossa série sobre como você pode entender melhor as variações de receita em sua conta do AdSense. Se você ainda não leu o post anterior, sugiro que você confira abaixo a Parte I desta série, na qual explicamos como estudar os dados da sua conta e identificar as possíveis causas para a flutuação de sua receita.

Escolha o tratamento correto

Você terminou de investigar a causa da variação de sua receita, e é hora de agir. Encontre abaixo o sintoma que você identificou e confira os tratamentos que sugerimos.

Mudanças nas impressões de página
  • Analise os relatórios de diagnóstico do site ou verifique se você está exibindo anúncios de serviços públicos (PSAs). Se anúncios não forem direcionados para o seu site, não registraremos impressões de páginas.
  • Não perca tráfego gerado por pesquisas. Use as Ferramentas do Google para webmasters para se assegurar de que o Google está rastreando e indexando corretamente o seu site.
  • Analise as promoções que você fez para o seu site. É possível que o fim de uma campanha de anúncios tenha causado uma queda no tráfego para o seu site? Ou que um site de grande popularidade tenha colocado um link para seu site, causando um pico em suas impressões de páginas?
Mudanças no CTR

A queda do CTR pode ser causada por uma interface que não foi otimizada para os usuários ou por segmentação de anúncios falha. Os leitores não clicam em anúncios que não vêem ou que não parecem relevantes. Para melhorar a relevância dos anúncios que você exibe, você pode experimentar o nosso direcionamento por seção.

Verifique possíveis problemas de indexação. Se o nosso sistema não consegue rastrear a sua página, não podemos servir anúncios relevantes para a sua página.
  • Se você implementou mudanças ou trocou seu servidor de anúncios, verifique se não há novas falhas de segmentação.
  • Você fez mudanças no desenho do seu site? Siga as nossas dicas de otimização sempre que lançar um novo design. Uma maneira simples de começar é combinar as cores dos anúncios com o desenho do seu site e escolher um dos blocos de anúncios que têm melhor performance, como o retângulo médio de 300x250.
  • Se o seu CTR vem caindo lentamente, seus leitores podem estar ignorando os anúncios visualmente. Experimente testar novos formatos, posicionamentos ou cores.
Mudanças no CPC
  • Os CPCs são determinados por lances dos anunciantes e não são controlados diretamente pelos editores. A maioria das grandes mudanças no CPC são sazonais. Por exemplo, algumas categorias atraem mais anúncios durante as férias ou no período de volta às aulas.
  • Os CPCs também podem flutuar à medida em que os anunciantes iniciam ou encerram uma campanha publicitária.
  • Você sempre pode aumentar seus CPCs escolhendo formatos de anúncios compatíveis com todos os tipos de anúncio: texto, imagem, vídeo, flash e gadgets. Mais competição resulta em lances maiores dos anunciantes.
Mudanças de receita em função da segmentação por canal
  • Se a receita geral de anúncios de CPM está mudando, determine qual foi a média de sua receita com anúncios de segmentação por canal nos últimos meses. Seu objetivo é determinar se as mudanças em seus ganhos recentes são parte de uma tendência ou uma flutuação de curto prazo.
  • Os editores do AdSense podem experimentar picos na receita gerada por anúncios segmentados por canal quando os anunciantes fazem uma campanha de duração limitada. Por exemplo, um anunciante pode fazer uma campanha massiva de segmentação por canal na semana de estréia de um filme.
  • Se você quer aumentar a segmentação por canal no longo prazo, crie canais de anúncios, utilizando para isso os critérios personalizados (ou canais personalizados) que você cria em sua conta do AdSense. Isso fará com que seja mais fácil para os anunciantes encontrar o seu site e segmentar anúncios diretamente para as suas páginas.
E, por último, mais duas coisas...

Onde estão acontecendo as mudanças?

Muitos editores do AdSense têm vários sites ou têm seções em seus sites com performance muito diferente. Por exemplo, a seção de artigos de um site que analisa telefones celulares pode ter um eCPM diferente dos fóruns. Quando você perceber mudanças de receita em sua conta, sempre identifique qual dos seus sites ou das suas seções causou a mudança. Você pode criar critérios (que são canais para que você possa analisar dados em sua conta) para acompanhar o desempenho de um URL ou de uma parte específica de um site e dessa forma rastrear separadamente todas as partes importantes da sua conta. Saber exatamente o que está mudando e onde isso está ocorrendo permitirá que você tome melhores decisões.

Levar em conta as mudanças sazonais

Procure flutuações que se repetem em períodos específicos ao analisar os dados da sua conta. Na mesma época no ano ou no mês passado, você pode encontrar a mesma volatilidade em seu eCPM, receita ou nas impressões de páginas. Por exemplo, você pode comparar a performance dos anúncios em um site de flores e presentes no dia das mães em 2006 e 2007. A performance atual da sua conta é consistente com a do período anterior? Se a resposta for sim, a mudança de receita que você está investigando pode refletir um padrão recorrente.

Eu espero que esta série lhe ajude a tirar o máximo proveito do AdSense. E, da próxima vez que a sua receita mudar, espero que seja uma mudança positiva.