Como Gerente de Produtos do AdSense para qualidade dos anúncios, faço parte de um grupo que trabalha para fazer com que os anúncios em seu site sejam relevantes para os usuários. Uma das formas de fazer isso é por meio da segmentação contextual, que faz a correspondência entre os anúncios e o conteúdo de suas páginas da web. Com a segmentação contextual, nosso sistema separa e analisa o conteúdo da sua página, realiza um leilão entre os anúncios relevantes e então publica os vencedores. Tudo isso em um piscar de olhos. Bem simples, né?

Na verdade, fazer a correspondência entre anúncios relevantes e o conteúdo de suas páginas é um desafio um tanto científico que envolve análise semântica e aprendizagem automática. É um desafio que mantém a mim e a minha equipe ocupados. Nossas máquinas são muito boas no processo de correspondência, mas ainda há alguns casos em que a definição de relevância das máquinas é diferente da nossa definição humana de relevância. Nesses poucos casos, o sistema pode acabar publicando anúncios que não parecem imediatamente relevantes para os usuários. Sabemos que uma maior relevância dos anúncios contribui para uma experiência positiva de usuários, editores e anunciantes. Assim, trabalhamos continuamente para encontrar maneiras de aumentar a relevância e a qualidade de anúncios que são exibidos no seu site.

É com prazer que informo que, nesta semana, implementamos uma série de melhorias aos recursos de segmentação contextual do AdSense, que deixam a correspondência entre anúncios e páginas muito mais precisa. Você não precisará atualizar sua conta do AdSense e nem os códigos de anúncio, já que todas as alterações serão aplicadas automaticamente. Eu sei que essas melhorias são esperadas do Google, mas eu queria que todos soubessem que realmente estamos trabalhando nessas melhorias.

Claro que esse não é nosso último esforço para aperfeiçoar o sistema, mas acreditamos que, com essas alterações, os usuários começarão a visualizar anúncios ainda mais relevantes, os anunciantes terão ainda mais retorno e facilidade em alcançar os usuários certos, e os editores deverão ganhar mais dinheiro com o passar do tempo.

Como sempre, estamos interessados em saber seus comentários sobre essas melhorias.