Na semana passada, lançamos uma série de posts de cinco semanas de duração sobre como estimular o crescimento dos seus negócios em uma época de crise.

Esta semana, Ricardo Prada, pesquisador de experiência do usuário do Google, dará dicas sobre como criar um site para o usuário. Também convidamos você a compartilhar suas próprias sugestões de como obter progresso nos negócios. Basta deixar seus comentários no final de cada post.


Olá, sou Ricardo Prada. Como pesquisador de experiência do usuário aqui no Google, eu e meus colegas somos responsáveis por verificar se os websites do Google são eficientes e divertidos o suficiente para que os visitantes voltem sempre a eles. Eu gostaria de compartilhar três dicas que levamos em conta diariamente. Todas elas estão essencialmente de acordo com nosso princípio orientador: se você se concentrar no usuário, todo o restante também acompanhará essa estratégia.




Primeira dica: design para as tarefas que os visitantes concluem no seu site.

Pense primeiro nas funções do seu website e depois nos layouts. Embora um design em flash ou que exercite as suas habilidades em CSS possa ser tentador, lembre-se de que os visitantes vêm ao seu site com objetivos específicos em mente, como ler os seus artigos ou visualizar a sua coleção de fotos esportivas. Anote as três principais tarefas que os usuários provavelmente desejarão concluir no seu site e utilize um design que torne essas tarefas rápidas e eficientes.

Segunda dica: use anúncios como possíveis caminhos de saída, e não como interrupções.

Os anúncios devem complementar o seu site, e não desviar a atenção dele. O mais natural é que o usuário avalie um anúncio depois de concluir seus objetivos no site. Em vez de interromper as principais tarefas dos usuários, ofereça anúncios como possíveis caminhos de saída para aqueles que provavelmente deixariam o site de qualquer maneira colocando-os no final das tarefas concluídas.

Terceira dica: SEO - somente se fizer sentido.

Faça somente otimizações para mecanismo de pesquisa que beneficiem os usuários. Por exemplo, títulos relevantes para o conteúdo das páginas fazem com que os visitantes compreendam mais facilmente os assuntos dos seus artigos. Por outro lado, há muitas estratégias não autorizadas para melhorar a classificação do seu site num mecanismo de pesquisa. A maior parte delas não funciona mais, e pode até mesmo prejudicar a reputação do seu site.

Recursos adicionais:

* A Central de Ajuda oferece mais sugestões sobre onde colocar anúncios.
* A equipe das Ferramentas do Google para webmasters compartilha dicas de design e conteúdo.


Postado por Talia Brodecki - Marketing de produtos do AdSense