As flutuações na receita do Google AdSense podem ocorrer devido a uma série de motivos, e hoje, gostaria de explicar uma possível causa: as campanhas de impacto rápido. As campanhas de impacto rápido são campanhas de publicidade exibidas por períodos curtos e específicos. Se você quiser saber mais sobre esses tipos de campanha, por que os anunciantes os utilizam e como eles afetam você como editor, leia o texto a seguir. Os anunciantes utilizam as campanhas de impacto rápido para alcançar tanto metas de branding como de resposta direta.

Anunciantes com metas de branding geralmente exibem campanhas de impacto rápido de CPM (cost-per-thousand impressions ou custo por mil impressões) para lançar um produto novo ou fazer com que as pessoas se lembrem de sua marca durante períodos estratégicos. Além disso, as campanhas de impacto rápido ajudam os anunciantes a aproveitar ao máximo seu orçamento. Por exemplo, em vez de pegar um orçamento anual de US$ 12.000,00 e gastar US$ 1.000,00 por mês, um anunciante pode utilizar US$ 3.000,00 por mês durante períodos estratégicos e não investir em publicidade (ou investir pouco) durante o resto do ano. Em vez de distribuir o orçamento de forma uniforme em campanhas "contínuas", esses anunciantes podem causar mais impacto utilizando orçamentos altos em campanhas curtas e de forte apelo para obter mais impressões e frequência do que conseguiriam com campanhas contínuas.

As campanhas de impacto rápido com metas de DR (direct response ou resposta direta) geralmente utilizam lances de CPC (cost-per-click ou custo por clique) e promovem um evento, como uma liquidação ou um show. Em vez de se concentrar no engajamento e construir o reconhecimento, as campanhas de DR visam a obter uma resposta específica de seu público-alvo (por exemplo, comprar um ingresso para um show ou aproveitar uma promoção sazonal).

Agora que já expliquei por que os anunciantes exibem campanhas de impacto rápido, podemos voltar para como elas afetam seus negócios como editor.  Apesar de a receita das campanhas de impacto rápido não ser contínua, elas podem ser muito valiosas. Visto que as campanhas de impacto rápido precisam acumular impressões/respostas em um curto período, os anunciantes geralmente definem lances altos a fim de garantir o posicionamento de seus anúncios. Isso significa que, durante essas campanhas de curto prazo, seu eCPM (effective CPM ou CPM efetivo) pode aumentar.

As campanhas de impacto rápido podem ser imprevisíveis, mas você pode seguir algumas etapas para garantir os benefícios quando elas estiverem em exibição em seus sites.

1. Permita anúncios gráficos em seus sites, já que muitas campanhas de impacto rápido os utilizam.
2. Opte pela segmentação por canal para que os anunciantes possam encontrar e segmentar especificamente seus sites.
3. Abra blocos de anúncio acima da dobra, já que esses pontos são desejáveis aos anunciantes, especialmente durante campanhas de impacto rápido.
4. Adicione informações sobre seus sites na Central do editor do Google Ad Planner para atrair anunciantes e ajudá-los a entender o valor de seus sites.
5. Entenda seus usuários. Essas etapas ajudarão a prever os tipos de anunciantes que desejam segmentar seus sites e quando o desejam fazer, o que ajuda a gerar receita de forma mais eficaz.


Postado por Lauren Weitzman - Equipe de especialistas em conteúdo do Google AdWords