"Sulit" em filipino significa "valer a pena" e refere-se às ofertas disponíveis em Sulit.com.ph. No site, os usuários nas Filipinas podem localizar, comprar e vender produtos on-line. O cofundador RJ conversou recentemente conosco para contar como otimizou o desempenho e a receita do Google AdSense trocando o AdSense para conteúdo pelos anúncios personalizados da Rede de Pesquisa nas páginas de resultados de pesquisa do Sulit. Como lembrete, os anúncios personalizados da Rede de Pesquisa são um recurso especial. Com eles, os editores podem gerar receita com suas páginas de resultados de pesquisa por meio de anúncios segmentados e personalizados da Rede de Pesquisa, de forma semelhante aos anúncios encontrados no Google.com. 



Por dentro do AdSense: Fale um pouco sobre como e quando o site www.sulit.com.ph começou.
RJ: O Sulit.com.ph começou como um projeto para minha namorada na época e agora atual esposa, Arianne, e eu em 2006. Nós o lançamos como uma experiência para entender o potencial do mercado on-line para nossa empresa, e queríamos determinar qual categoria os usuários estavam procurando e onde poderíamos investir como um negócio on-line.

Depois de alguns meses, o tráfego para o website começou a crescer, o que nos fez decidir continuar com o site de classificados. A decisão de continuar com o Sulit.com.ph provou ser uma ótima ideia, já que o Sulit tornou-se um dos websites mais visitados nas Filipinas atualmente. Nosso objetivo era ajudar a reunir compradores e vendedores on-line das Filipinas em um mercado, digamos assim.

Por dentro do AdSense: Qual é o papel do Google AdSense em sua empresa?

RJ: Em novembro de 2006, o tráfego para o website começou a aumentar. Como esse era um projeto autossuficiente, não tínhamos um modelo de negócio no início. Eu estava usando o Google AdSense em alguns de meus websites menores e percebi o valor de ter o Google AdSense em nosso site. Assim, decidimos gerar receita para o site com o Google AdSense. Nós nos inscrevemos para uma conta em novembro de 2006 e recebemos nosso primeiro cheque do Google AdSense em fevereiro de 2007. Era fácil usá-lo e, com os retornos, pudemos ampliar nossa experiência para uma empresa completamente madura. O Google AdSense serviu como nossa principal fonte de receita enquanto aumentávamos a empresa.

Por dentro do AdSense: Por que você decidiu experimentar os AdSense para Resultados de Pesquisa em suas páginas?
RJ: Recebi uma dica de otimização da equipe do Google AdSense sugerindo que eu maximizasse a receita trocando o AdSense para conteúdo pelo AdSense para Resultados de pesquisa em minhas páginas de pesquisa. O AdSense para conteúdo era um sistema eficaz, já que eram exibidos anúncios relacionados ao conteúdo de uma página da web. Com o AdSense para Resultados de pesquisas, a relevância é levada a um nível totalmente novo, o que o torna mais eficaz. Com o código, é possível exibir anúncios relacionados àquilo que o usuário está realmente pesquisando. Assim, nós somos beneficiados ao oferecer valor a nossos usuários. Ao exibirmos anúncios relacionados sem confusão em nossas páginas de resultados de pesquisa, garantimos o retorno e a fidelidade dos visitantes, que, em troca, ajudam no crescimento de nossa empresa. 

E como os anúncios são relevantes, recebemos mais cliques. Dessa forma, podemos continuar oferecendo esse serviço gratuito através da receita que geramos com o Google AdSense.


Por Dentro do AdSense: Quais foram os resultados? Você recomendaria essa estratégia a outros editores?
RJ: Fiquei surpreso com a possibilidade de exibir anúncios que oferecem valor a nossos usuários. Com isso, pudemos incluir mais recursos de desenvolvimento para realizar experiências e para adicionar mais recursos inovadores ao Sulit.com.ph. Dessa forma, estamos conseguindo aumentar cada vez mais o número de usuários do website.

Recomendo que outros editores que possuem um site com base em pesquisa avaliem a possibilidade de otimizar a receita adicionando o AdSense para resultados de pesquisa. Com os anúncios posicionados de forma adequada, é possível oferecer uma excelente experiência ao usuário e garantir a maximização de seus retornos do Google AdSense. Além disso, recomendo testar os blocos de anúncios em seu site para que você, editor, possa saber como o usuários navegam no site e respondem a ele da melhor forma.

Desde a implementação dos anúncios personalizados da Rede de Pesquisa em nosso site, notamos um aumento de 50% na receita geral através do Google AdSense. Um aumento fantástico!

Se você tiver um site com base em pesquisa, incentivamos que procure saber mais sobre o AdSense para resultados de Pesquisa e que se inscreva-se para usar o recurso.