Você sabia que haverá um dispositivo móvel para cada pessoa na Terra até 2015 e que o número de pesquisas feitas em celulares aumentou quatro vezes desde 2010? Isso significa que todos os dias cada vez mais usuários procuram seu conteúdo em dispositivos móveis. Como é a experiência deles? Eles conseguem ler o que está na tela facilmente sem ter de ajustar ou aplicar zoom? Você tem links difíceis de clicar em vez de botões de navegação fáceis de usar?

61% dos usuários provavelmente não voltarão a um site que não está adaptado para celular. É importante lembrar que mesmo que os usuários possam visualizar um website em um smartphone, isso não necessariamente significa que o site está otimizado para celular e oferece fácil navegação. Seus usuários estão entrando cada vez mais no mundo móvel, e a ação mais importante para expandir sua empresa usando a web para celular é criar um website otimizado para celular. 

Veja 10 dicas para ajudar você a criar um site otimizado para celular:

1. Dê prioridade à rapidez: crie seu site de forma que carregue rápido e contenha textos fáceis de ler

2. Simplifique a navegação: crie funcionalidades de navegação e de pesquisa claras

3. Facilite a navegação com os dedos: crie seu site de forma que seja fácil para pessoas com mãos pequenas ou grandes interagir com ele

4. Pense na visibilidade: facilite a leitura do conteúdo para seus clientes

5. Torne-o acessível: sites para celular devem funcionar em todos os dispositivos móveis

6. Facilite a conversão: deixe claro para seus usuários como realizar uma compra ou entrar em contato com você

7. Atinja o público-alvo local: os clientes procuram informações locais em seus celulares a todo momento

8. Dê prioridade à consistência: converta o maior número possível de funcionalidades de seu site para computador para o site para celular

9. Use redirecionamentos para o site para celular: faça com que as pessoas que visitam seu website de um dispositivo móvel sejam redirecionadas para seu site otimizado para celular

10. Ouça, aprenda e repita: faça dos testes e da otimização processos contínuos

Para analisar um conjunto detalhado dessas práticas recomendadas, faça download de uma cópia das 10 práticas recomendadas para sites para celular. Acesse howtogomo.com para ver exemplos de sites para celular reais referentes a cada uma das práticas recomendadas e use o GoMoMeter para ver seu site em um celular*. 



Por fim, confira o Google Sites para celular*, uma ferramenta gratuita e fácil de usar que permite que você crie página para celular.

1Gartner, 2010; dados internos do Google, 2011; Cisco, 2011
2Compuware, Brand Anywhere e Luth Research

*Observação: atualmente, esses recursos estão disponíveis em inglês, mas estarão disponíveis em outros idiomas em breve.

Postado por Dairine Kennedy, especialista do AdSense para celular