Desde que lançamos um novo relatório para mostrar seus ganhos com as Redes de anúncios de terceiros certificadas pelo Google, temos recebido perguntas dos editores sobre como interpretar os números disponíveis. Alguns nos informaram que agora estão bloqueando redes de anúncios de baixo desempenho com base no RPM (receita por mil impressões), uma prática que, na verdade, pode ter um impacto negativo sobre a receita total. Hoje, gostaríamos de reservar um momento para responder a suas perguntas e fornecer maior orientação sobre como interpretar os relatórios e bloquear redes de anúncios específicas.

Primeiramente, vamos falar sobre como analisar os números de RPM. Se você já testou combinações de cores para seus blocos de anúncios usando critérios, deve estar acostumado a comparar os RPMs de cada critério para determinar qual é mais eficaz. Em seguida, depois de identificar a combinação mais eficaz, você remove todas as outras opções e usa a melhor. Isso funciona com os critérios, mas é importante ter em mente que essa abordagem não é aplicável nas Redes de anúncios certificadas do Google.

É verdade que, em ambos os casos, o RPM representa os ganhos estimados que você acumularia a cada mil impressões recebidas. No entanto, quando você testa as opções de layout com os critérios e remove aqueles com desempenho insatisfatório, isso não influencia diretamente a dinâmica do leilão de anúncios. Selecionar um plano de fundo azul em vez de um verde não desqualifica automaticamente a exibição de determinados anúncios nesse espaço de anúncio, apenas ajuda a melhorar o desempenho de determinados espaços de anúncio. Com as Redes de anúncios certificadas do Google, os RPMs dependem do inventário de anúncios disponível. Quando uma rede de anúncios é bloqueada, anúncios qualificados acabam sendo removidos do leilão. Por esse motivo, não recomendamos o bloqueio de redes de anúncios unicamente com base no RPM. 

Vejamos um exemplo:



Rede de AnúnciosImpressõesRPM
Rede A10,000$1
Rede B14$3
Rede C1000$0.50

A Rede B tem o RPM mais alto e parece ter um desempenho superior em relação as outras redes. Porém, é importante observar que essa métrica baseia-se em somente 14 impressões e pode não refletir a mesma receita para as próximas mil ou 10 mil impressões. O valor das impressões pode variar muito, e o RPM referente a um número pequeno de impressões pode ser falso.

A Rede C tem o RPM mais baixo. No entanto, bloqueá-la por esse motivo pode ter um impacto negativo sobre a receita. Isso acontece porque, em um leilão, nosso sistema sempre prioriza as impressões de maior valor. Assim, se um anúncio da Rede C foi exibido em suas páginas, significa que todos os outros anúncios qualificados que poderiam ter sido exibidos teriam gerado uma receita menor para você. Se a Rede C fosse bloqueada, outra rede com um lance inferior poderia ter vencido o leilão de anúncios.

Em geral, o bloqueio reduz o número de anúncios que participam do leilão, o que pode influenciar negativamente sua receita em potencial. Lembre-se de que é impossível "filtrar anúncios que pagam pouco", pois qualquer anúncio exibido em sua página venceu o leilão para esse espaço e renderá o máximo possível para você.

Ao mesmo tempo, também compreendemos que, eventualmente, você precisa impedir a exibição de determinados anúncios devido a seu conteúdo ou ao anunciante. Em sua conta, há várias opções adequadas para casos diferentes.

Com base em seus comentários, estamos trabalhando constantemente para oferecer maior controle sobre os anúncios veiculados em seus sites, então fique atento a novos anúncios. No entanto, não se esqueça de analisar com atenção quais anúncios você está bloqueando para garantir que atinja a máxima receita possível.

Postado por Arlene Lee - Equipe do blog Por dentro do AdSense