Com um histórico em banco de dados e ciência da computação, marketing online e otimização de mecanismos de pesquisa, Kooshiar Azimian é um empreendedor muito versátil. No começo de 2011, ele canalizou sua vasta experiência para criar a Concertboom, um banco de dados abrangente de shows. A Concertboom gera receita por meio da venda de ingressos e do Google AdSense, veiculando mensalmente mais de quatro milhões de impressões de anúncios. "O Google AdSense gera o mínimo de desperdício de exibições de anúncios. O anunciantes conseguem obter mais valor com seus anúncios, e os editores obtêm o máximo de ganho", afirma Kooshiar ao se lembrar de sua decisão de usar o Google AdSense. Como o tráfego aumentou para um milhão de visitantes únicos a cada mês, Kooshiar estava em busca de novas formas de aumentar a receita com o Google AdSense.

Uma simples alteração impulsiona a receita
Inicialmente, Kooshiar exibia somente um anúncio de 300 x 250 em algumas de suas páginas. Alguns meses mais tarde, ele recebeu um e-mail personalizado da equipe do Google AdSense, que regularmente compartilhava dicas para ajudar os editores a maximizar a receita. O e-mail sugeria a adição de um ou dois blocos de anúncios, somando no máximo três blocos por página.

Isso surpreendeu Kooshiar, que antes pensava que era permitido apenas um bloco de anúncios por página. "Eu estava um pouco cético, acreditando que a página perderia qualidade, e não queria ter de alterar minha interface para veicular outro anúncio. Mas decidi arriscar. Adicionei um bloco de anúncios e o resultado foi impressionante. Minha receita aumentou em mais de quatro vezes na primeira semana", lembra ele.

A qualidade é o elemento mais importante
Devido aos benefícios dessa simples implementação, Kooshiar recomenda que outros editores experimentem fazer o mesmo, mas sem prejudicar a qualidade do site e da experiência do usuário. "Um site de qualidade veicula o conteúdo certo, especialmente se seu público-alvo vier de mecanismos de pesquisa. Não engane o público-alvo promovendo conteúdo que você não oferece. Forneça um conteúdo preciso, atualizado e que seja exibido de forma rápida, com elementos gráficos adequados e claros. Certifique-se de manter a qualidade da página e um rápido tempo de carregamento. Conheça seu público-alvo e avalie quais formatos de anúncios funcionam melhor para seu conteúdo. Além disso, não comprometa a estética de seu site. Ele não deve parecer um amontoado de anúncios irrelevantes", aconselha ele.

Kooshiar também destaca que, como ele se concentrou na qualidade, sua classificação na Rede de Pesquisa não sofreu alterações depois da adição de novos blocos de anúncios.

Uma aventura sólida
Depois de testemunhar sua receita quadruplicando, Kooshiar vê a Concertboom sob uma nova perspectiva. "Antes, este site era apenas uma fonte de renda extra. Agora, é uma empresa em expansão. Posso começar a contratar pessoas para me ajudar a criar mais conteúdo", diz ele. "Essa otimização do Google AdSense mudou toda a dinâmica da Concertboom."

Postado por
Caroline Halpin
Especialista em otimização do Google AdSense