Para nossa segunda postagem na série segundas-feiras dos celulares, convidamos Grace Nasri da FindtheBest para compartilhar a experiência de sua empresa ao entrar no mundo móvel.  Leia a última postagem para saber como definir metas para dispositivos móveis.

A tecnologia de dispositivos móveis está evoluindo com mais rapidez do que qualquer outra tecnologia existente até hoje. No ano passado, no evento Think Mobile do Google, Mary Meeker da Kleiner Perkins disse que o ritmo e a força do crescimento de dispositivos móveis foi diferente de qualquer coisa já vista anteriormente e Dennis Woodside do Google previu, "Os dispositivos móveis criarão o maior mercado de tecnologia já existente. Esse mercado encolherá o PC e tudo o que a indústria do PC fez".

Vendo essa tendência global em direção aos dispositivos móveis, percebendo que grandes segmentos de consumidores potenciais têm acesso apenas a dispositivos móveis e sabendo que cerca de 60% do tempo gasto em smartphones é gasto se envolvendo em novas atividades, o que significa potencialmente novos clientes, nós, na FindtheBest, decidimos lançar uma versão otimizada para dispositivos móveis de nosso site.
 
A FindTheBest é um mecanismo de comparação com base em dados e lançamos nosso site para celular em janeiro, depois de perceber que havia um grande segmento de clientes em potencial que não conseguíamos alcançar efetivamente. Antes de lançar o site para celular, os visitantes de dispositivos móveis tinham 12% mais de probabilidade de rejeição e visualizavam 27% menos páginas que os visitantes de computadores.
A FindTheBest entrou no segmento de dispositivos móveis e tem sido recompensada com um aumento de 3,5x na receita de dispositivos móveis.






No entanto, a criação de um site para celular não ocorre sem desafios e tínhamos que considerar três questões principais:
  • Enquanto os computadores tradicionais oferecem muito espaço, os dispositivos móveis são mais limitados em termos de espaço.
  • Os computadores e laptops têm conexões mais rápidas com a Internet que os dispositivos móveis.
  • Os dispositivos móveis são, principalmente, touchscreen, o que requer uma interface do usuário completamente diferente.

Como a FindTheBest entrou no mundo móvel

Contratamos um especialista em dispositivos móveis para criar nosso site para celular. Várias decisões precisavam ser tomadas para garantir a melhor experiência do usuário, já que os usuários que visitam sites para celular que não oferecem uma boa experiência do usuário normalmente saem do site e vão para o site do concorrente. Como oferecemos uma quantidade variada de informações apresentadas em uma variedade de maneiras no site tradicional, tínhamos que limitar o que o site incluiria na versão para celular. Levamos em consideração perguntas como, “Quais são os filtros mais relevantes que precisam ser incluídos?” e limitamos os campos de dados em cada página de resultados de pesquisa da comparação para apenas os três mais importantes. De maneira semelhante, fizemos considerações de design para garantir que os usuários pudessem acessar as informações que precisavam em apenas três toques e que as páginas carregassem rapidamente em redes 3G.

Depois de desenvolver e criar o site para celular, conseguimos pegar algumas de nossas descobertas e aplicá-las ao site principal.

Os resultados: maior número de clientes e maior receita com anúncios para a FindtheBest e seus parceiros

Atualmente, 25% de nossos clientes estão acessando o site por meio de dispositivos móveis. Enquanto o tráfego na FindTheBest está aumentando em cerca de 15% a 20%, mês a mês, a porcentagem de usuários de celulares que acessam a FindTheBest está aumentando em 25%.

Entre janeiro de 2011 e janeiro de 2012, o número total de visitas à FindTheBest aumentou em 3X, enquanto o número de visitas apenas de dispositivos móveis aumentou em 7X. Na semana seguinte ao lançamento da versão para celular, as visitas de dispositivos móveis aumentaram em 28%, comparado a 19% para visitas que não são de celulares). O envolvimento de nossos usuários também aumentou significativamente, à medida que as page views por visita de celulares aumentaram em mais de 15%, o que reafirmou o benefício da otimização para celulares.

O site para celular também se converteu em mais receita de anúncio para nós. Depois do lançamento do site para celular, nossa receita com anúncios de dispositivos móveis aumento em 3,5X. Os benefícios de ter um site otimizado para celular também foram passados para nossos parceiros editores americanos, que, no momento, incluem a TechCrunch, a VentureBeat e a Android Authority.

Qual é o próximo passo?

Analisamos constantemente o comportamento do usuário e continuamos a otimizar o site para celular de acordo com essa análise. Estamos, no momento, pesquisando maneiras de incluir tecnologias de design receptivas no site, de modo que as bases de código para computador e para celular possam ser fundidas em uma só. A manutenção de várias bases de código consome tempo, mas acreditamos que esse é o futuro e valerá a pena o investimento.

Postado por Grace Nasri, editora gerente na FindTheBest