Esta é a segunda de uma série de três partes que destaca os cinco princípios da experiência do usuário que você deve ter em mente ao criar seu site. Esses princípios ajudarão você a proporcionar uma ótima experiência para os usuários em seu site. 

Em nossa última postagem sobre a experiência do usuário, identificamos algumas metas para seu site e seus usuários. Discutimos como manter os usuários em seu site e a importância de uma arquitetura coesa em todo o site.

Nesta postagem, você saberá como orientar os usuários no site e verá como diferentes casos de uso (computador ou celular) requerem configurações diferentes.


3. Garanta que os usuários saibam o que fazer em seu site

Os usuários sempre devem saber o que fazer em seu site. Quando um usuário entrar em sua página, ele deverá saber claramente em que prestar atenção em primeiro lugar, em segundo lugar e assim por diante. Também deve haver uma indicação clara da próxima ação a ser executada como, por exemplo, clicar em "Comprar" para realizar uma compra ou ler um artigo relacionado.

Dicas:
Considere os seguintes pontos ao criar frases de chamariz significativas:


  • Ênfase: enfatize a frase de chamariz pelo tamanho, a cor, o contraste e/ou o uso de espaços em branco.
  • Simplicidade: não aglomere a página com um excesso de ações diferentes. Avalie o que realmente deseja que seus usuários façam e dê prioridade para essas ações no design.
  • Incentivos: incentive os usuários a realizar uma ação. O incentivo pode ser visto em descontos, brindes, entrada em rifas ou acesso a outros conteúdos
  • Proximidade: verifique se sua frase de chamariz está em um posicionamento lógico na página. Por exemplo, se a página tiver um artigo, convém colocar a frase de chamariz abaixo dele.
  • Consistência: exiba sua frase de chamariz em todo o site e mantenha sua aparência consistente.  


4. Personalize sua experiência de acordo com a situação de seus usuários
O site deverá proporcionar uma ótima experiência aos usuários quando e onde eles precisarem. É importante avaliar os diferentes modos como os usuários usam o site em diferentes situações. Considere suas restrições de tempo e se eles estão em um computador ou um celular.

Dicas:
Use estas dicas como uma ajuda para pensar sobre os casos de uso pelos quais os usuários podem passar:

  • Situação: em que situação está o usuário que o levou a buscar informações em seu site?
  • Limite de recursos: a versão para celular de seu site deverá incluir apenas os principais recursos que ajudarão os usuários a encontrar as informações que procuram. Deixe os outros recursos avançados para a versão do site para computador, onde os usuários terão um pouco mais de tempo.
  • Velocidade: os usuários têm apenas alguns segundos. Por isso, garanta que o site seja carregado com rapidez. A ferramenta Velocidade da página do Google pode ajudar você a otimizar seu tempo de carregamento.
  • Colher de chá: os usuários cometem erros, especialmente no celular. Permita que eles desfaçam suas ações e retornem com facilidade ao ponto em que estavam, sem precisar usar o botão "Voltar".




Exemplo:
Imagine que você tem um site que avalia restaurantes. De que forma o comportamento de um usuário de celular diferencia-se do comportamento de um usuário de computador? Em primeiro lugar, os usuários de celular provavelmente estão em movimento. Eles podem até mesmo andar na rua enquanto navegam em seu site. Eles não têm tempo de navegar em várias páginas de restaurantes, como fazem na versão do site para computador. Os usuários esperam que seu site use o GPS do telefone para localizá-los e mostrar a eles restaurantes populares próximos com base na pesquisa que fizeram. O site poderá até mesmo otimizar a experiência de avaliação para celular, mostrando as avaliações curtas mais populares, já que os usuários não terão tempo de ler avaliações longas.

Lembre-se: você deve pensar na situação em que o usuário estará quando acessar seu site e personalizar sua experiência de acordo com tal situação.

Entre novamente amanhã para falarmos sobre como gerar visitas recorrentes para seu site e como estimular a lealdade do cliente por meio de uma ótima experiência do usuário.

- Postado por: David Richards - Google AdSense

Recursos: 
Eventos do Google Analytics  - http://www.google.com/analytics/
Avaliar o impacto de alterações no design e monitorar o uso contínuo de seu site manterá você atualizado sobre como seus usuários estão interagindo com seu site e como esse uso pode aumentar, mudar ou evoluir com o tempo. Os Eventos do Google Analytics ajudarão você a analisar essas alterações por meio da avaliação dos cliques em elementos predefinidos da página.

Ferramenta Velocidade do site - https://developers.google.com/speed/pagespeed/
O Google forneceu ótimas ferramentas para ajudar a melhorar a velocidade de seu site

Como entrar no mercado para celular - http://www.howtogomo.com/br/d/
O Google criou uma ferramenta rápida para ver a aparência de seu website em um celular. Ela também oferece ótimos recursos para ajudar a criar seu site para celular

DUDA mobile - http://gomo.dudamobile.com/
Duda Mobile é um parceiro do Google GoMo que permite que você crie seu site para celular em questão de minutos.