O aumento das vendas de smartphones e do tráfego para celular faz com que seja cada vez mais importante que os editores da web criem uma estratégia para celular para suas empresas. Entretanto, somente 1 em cada 10 editores do Google AdSense tem uma versão de seu site otimizada para celular. Para incentivar outros editores a adotar a publicidade para celular, Ángel Hernández e Manuel Lebrón, proprietários do Qué Tiempo, compartilharam sua experiência conosco.

Qué Tiempo é um site espanhol que exibe a previsão do tempo de todo o mundo. Ángel e Manuel tornaram-se editores do Google AdSense em 2007 e, ao longo dos anos, graças a investimentos em seu conteúdo, otimização de seus anúncios e aumento de seu tráfego, puderam criar uma equipe de mais de 20 funcionários e investir em novas aventuras.

Em 2008, eles já podiam ver por meio do Google Analytics que o tráfego proveniente de dispositivos móveis estava aumentando. Então, decidiram desenvolver o quetiempo.es/mobile internamente.

Seu tráfego para celular aumentou em 20% nos últimos dois anos. Novos usuários estão acessando a versão para celular do site a partir de dispositivos móveis. Já a versão para computador apresenta um crescimento de 10% ano a ano. Isso mostra que o tráfego para celular é um complemento, não um substituto. Além disso, o uso de celulares é complementar ao de computadores.

Graças ao aumento de seu tráfego para celular, além de uma implementação bem-sucedida de seus anúncios, o Qué Tiempo teve um aumento de 30% em seus ganhos diários. Agora, a CTR (taxa de cliques) do cabeçalho de 320 x 50 para celular dobra a CTR dos anúncios para computador. Além disso, o CPC (custo por clique) dos anúncios para celular é 100% mais alto do que o CPC do site para computador.

Agora, a maioria dos esforços do Qué Tiempo estão focados em melhorar seu site para celular com recursos como segmentação geográfica, que possibilita o fornecimento de previsões do tempo precisas para as regiões.  

“Incentivamos outros editores a criar um site para celular, não apenas porque eles verão sua receita aumentar rapidamente graças aos formatos para celular disponíveis no Google AdSense, mas também porque o futuro de sua empresa on-line depende de sua estratégia para celular, um mercado com possibilidades infinitas.”

Postado por Alicia Escriba, equipe do blog Por dentro do AdSense

Essas informações estão atualizadas em 03/12/12.