Com o começo deste novo ano, chegou o momento de revisar sua estratégia do Google AdSense para garantir que você está aproveitando seus anúncios ao máximo. Com isso em mente, estamos iniciando uma série em duas partes com uma lista de verificação para otimização a fim de ajudar você a aumentar seu potencial de ganho. Nesta primeira postagem, revisaremos algumas dicas antigas, mas úteis. Confira, risque os itens que você já aplicou e veja se há algo que deixou de fazer.

Aumente a cobertura do anúncio: colocar blocos de anúncios adicionais em seu site pode exercer grande impacto sobre seus ganhos. Você pode colocar até três blocos de anúncios do AdSense para conteúdo (apenas um de 300 x 600), três blocos de links e duas caixas de pesquisa do AdSense para pesquisa em cada página de seu site. Às vezes, os editores encontram dificuldade para decidir se um bloco de anúncios adicional é apropriado para seu site. Assista a este breve vídeo para ajudar você a verificar se está seguindo as práticas recomendadas, de acordo com o descrito nas Diretrizes para webmasters do Google, ao inserir novos blocos de anúncios em seu site. Como sempre, é importante considerar a quantidade de anúncios em relação ao conteúdo de qualidade de seu site.

Use os tamanhos de anúncio recomendados: como regra básica, tamanhos de anúncio mais largos tendem a apresentar um desempenho melhor do que os que têm uma altura maior devido ao formato otimizado para leitura. Se estiverem bem-posicionados, os tamanhos de anúncio mais largos poderão aumentar seus ganhos de forma significativa. Os tamanhos que acreditamos ser mais eficientes são: cabeçalho de 728 x 90, retângulo grande de 336 x 280, retângulo médio de 300 x 250 e arranha-céu largo de 160 x 600. Lembre-se de que esses tamanhos de anúncio têm um bom desempenho, mas você deve usar o tamanho que complementar melhor suas páginas.

Exiba anúncios gráficos e de texto: anúncios gráficos competem no mesmo leilão que os anúncios de texto para ocupar seu espaço de anúncio. Desse modo, optar por exibir anúncios gráficos e de texto aumenta a concorrência entre os anúncios para exibição em seu site e pode ajudar você a ganhar mais. Confira este estudo de caso para ver como exibir tanto anúncios de texto quanto anúncios gráficos ajudou um editor. Você também pode encontrar instruções sobre como ativar anúncios gráficos em nossa Central de Ajuda.

Experimente usar combinações de cores no anúncio: escolher os estilos de anúncio certos pode ser o diferencial entre os anúncios que seus usuários verão (e nos quais clicarão) e os anúncios que serão ignorados. Há três técnicas que você pode usar para criar estilos de anúncio bem-sucedidos para seu site: combinação, complemento e contraste.  Faça experiências com as combinações de cores do anúncio para descobrir a combinação ideal para seu site. Veja este artigo da Central de Ajuda para informações adicionais.

Use posicionamentos de anúncio ideais: o posicionamento de seus anúncios exerce uma função importante para o potencial de ganho da receita e a experiência do usuário. Embora recomendemos com frequência posicionar um anúncio acima da dobra, é importante que os usuários possam encontrar facilmente o que procuram. Confira este recurso para mais dicas sobre o posicionamento de anúncios e veja nosso mapa de pontos preferenciais para ainda mais informações.

Adicione uma caixa de pesquisa (ou duas): conforme mencionado no primeiro item, você pode colocar duas caixas de pesquisa do AdSense para pesquisa (junto com três blocos de anúncios do AdSense para conteúdo e três blocos de links) em cada página de seu site.  O AdSense para pesquisas é um produto gratuito que permite a você incluir um mecanismo de pesquisa personalizado em seu site para que os usuários possam pesquisar na web. Você também receberá receita de anúncios relevantes na página de resultados de pesquisa.

Esperamos que essas dicas sejam úteis. Fique atento para a segunda parte da série, em que abordaremos algumas dicas de otimização avançadas.

Postado por Jamie Firkus, equipe do blog Por dentro do AdSense