Quando os usuários da MakeupAlley.com, uma das maiores comunidades de beleza na Web, acessam um dos 130.000 produtos exibidos no site, o envolvimento da comunidade os estimula a adicionar avaliações. O produto é fácil de usar? Ele é visualmente atraente? O produto é bom em comparação com outros produtos da mesma categoria?

Depois de dominar a arte de avaliar produtos, a MakeupAlley.com realizou uma avaliação de seu próprio site e implementou alterações.  Ao fazer isso, a MakeupAlley.com obteve um aumento de 171% nas interações no site, recebeu 21% de cliques a mais em links afiliados e gerou 50% a mais de receita com o Google AdSense. Um conjunto de ferramentas do Google contribuiu com a reformulação e com esses resultados instigantes.

Pequenas mudanças, grande impacto
Ao todo, o site possui mais de 2 milhões de avaliações. Com o objetivo de melhorar a experiência do usuário e aumentar o envolvimento, a MakeupAlley.com primeiro realizou algumas alterações simples nas páginas de seus produtos, onde ficam as avaliações mais recentes do site. Usando as dicas e os recursos para editores do Google, a MakeupAlley.com organizou e simplificou o conteúdo e o design para facilitar a localização de informações relevantes.

Os nomes dos produtos e as estatísticas de avaliação ficaram mais proeminentes para que o usuário pudesse ver as informações do produto com maior facilidade. A MakeupAlley.com também reestruturou o layout separando o conteúdo de avaliação dos perfis de membros. Para estimular mais envolvimento, a MakeupAlley.com agrupou e identificou os conteúdos relacionados de forma clara. O ajuste final foi a mudança de um bloco existente do Google AdSense para um local mais visível, abaixo da barra de navegação, criando espaço na página para um bloco de anúncios adicional.

Avaliação por meio de testes
Para avaliar a eficiência das alterações, a equipe configurou variáveis personalizadas do Google Analytics para acompanhar e comparar as atividades dos visitantes, e usou o acompanhamento de eventos para avaliar interações na página. A MakeupAlley.com também criou critérios personalizados no Google AdSense para acompanhar o desempenho dos blocos de anúncios.

A MakeupAlley.com realizou um teste A/B durante um mês, dividindo o tráfego entre a página de destino original e a nova. A nova página de destino fácil de usar demonstrou resultados promissores. A exibição de conteúdos relacionados de forma clara ajudou a aumentar as interações no site, e a organização de links de afiliados em uma seção "Onde comprar" de fácil visualização estimulou cliques. Além disso, as novas posições dos blocos de anúncios geraram um aumento notável na receita do Google AdSense.

Um futuro promissor
Considerando que a receita da MakeupAlley.com é proveniente principalmente de publicidade e afiliados, as lições aprendidas são valiosas para a marca. "Estamos ansiosos para continuar melhorando a funcionalidade de nosso site com essa metodologia", afirma um membro da equipe. Com base nesse sucesso, já estão desenvolvendo planos para aplicar as mesmas táticas e melhorar a experiência e o envolvimento do usuário em todo o site.

                                                 antes                                            depois

Deseja alcançar o mesmo sucesso com sua marca?




Postado por Ian Cohan-Shapiro, Equipe do blog Por dentro do AdSense