Um aspecto importante na expansão de seu site é compreender seus usuários e a interação deles em suas páginas. O Google Analytics é uma ferramenta eficiente que pode ajudar você a descobrir essas informações, pois oferece uma visão completa de seu público e as necessidades dele.

Para ajudar você a desenvolver um público leal e engajado, estamos lançando uma série de postagens no blog, todas as quartas-feiras, que ajudará editores do Google AdSense, como você, a extrair informações importantes dos relatórios do Google Analytics.


Esta semana, falaremos sobre como começar a usar o Google Analytics. Na segunda semana, compartilharemos dicas sobre como você pode saber mais sobre seus visitantes que usam dispositivos móveis. Depois, passaremos para tópicos mais avançados, como análise de engajamento e lealdade, para ajudar você a melhorar sua estratégia de conteúdo. Confira as etapas abaixo para começar.


1. Vincule suas contas do Google AdSense e do Google Analytics para ter informações mais completas
A primeira etapa é vincular sua conta do Google AdSense a uma conta do Google Analytics nova ou existente. Após a linkagem, você estará no caminho certo para acessar novas informações que podem ajudar a identificar oportunidades de monetização do seu conteúdo de forma mais eficiente. Lembre-se de que você só pode vincular uma conta do Google AdSense a uma conta do Google Analytics. Além disso, o login do Google AdSense precisa pertencer a um "administrador" da conta do Google Analytics.


2. Defina as metas de seu site e faça experiências para melhorá-las
Pense sobre o que você deseja que os usuários façam no seu site. Depois de identificar essas ações desejadas, você pode mapeá-las para ações de conversão e metas no Google Analytics a fim de acompanhar o desempenho do seu site. Uma meta pode ser uma visita a uma página específica do seu site ou uma ação específica concluída no site. Após definir suas metas, você pode usar Experiências para testar versões diferentes de sua página e analisar a eficiência delas para fazer os visitantes concluírem essas metas. Por exemplo, é possível definir o aumento de sua receita do Google AdSense como uma meta de experiência de conteúdo.



3. Crie painéis/relatórios personalizados para rápido acesso a informações
A próxima etapa é começar a acessar a grande variedade de informações que o Google Analytics oferece. Os painéis do Google Analytics fornecem uma visão geral do desempenho por meio de resumos de relatórios diferentes em uma única página. Os relatórios personalizados permitem que você costumize as dimensões (cidade e navegador, por exemplo) e métricas (visitas, exibições de página e taxa de rejeição, por exemplo) em um relatório para ver informações sobre as visitas e o comportamento de seus usuários. Para ajudar você a dar os primeiros passos com os dados do Google AdSense no Google Analytics, criamos este painel fácil de usar. Selecione um de seus perfis para importar. Assim, é possível ver e personalizar rapidamente os relatórios mais importantes para você. Acesse esse painel a qualquer momento. Para isso, basta clicar em "Painéis", na guia "Relatórios" de sua conta do Google Analytics. Você também pode acessar a galeria de soluções e fazer o download de painéis e relatórios personalizados prontos para uso e muito úteis para seu site. Como alternativa, você pode criar/editar seus próprios painéis e relatórios.


Depois de concluir essas três etapas, também recomendamos que você ative a configuração de compartilhamento de dados com o especialista da conta em suas preferências de e-mail do Google AdSense, além dos e-mails de ajuda personalizada e sugestões de desempenho, você poderá receber dicas de otimização personalizadas de nossos especialistas de marketing e vendas.

Se você tiver dúvidas sobre os tópicos que cobrimos neste post, compartilhe conosco ao preencher este formulário. No final desta série de posts sobre o Analytics, nos iremos gravar um vídeo (Hangout on Air) com pergunats e respostas mais frequentes e compartilhar aqui e no Google+ na página Google para seu Negócio no dia 12 de março.

Esperamos você aqui novamente na próxima quarta-feira, quando falaremos sobre como otimizar sua presença em dispositivos móveis com o Google Analytics.


Publicado por: Cemal Buyukgokcesu, especialista do Google Analytics