Bem-vindo à penultima semana da série sobre o Google Analytics no blog. Hoje vamos mostrar formas de aumentar as conversões de seu site usando relatórios específicos do Google Analytics. Se você for um editor de e-commerce, saber exatamente o que gera conversões em seu site é fundamental para entender fatores importantes, como a intenção do visitante e onde você deve investir em publicidade. Os relatórios a seguir ajudam você a saber como calcular o valor da página, acompanhar conversões e conseguir informações sobre a intenção dos visitantes.


1. Calcule os valores das páginas para saber quais páginas geram conversões e receita


O valor da página é um número único que pode ajudar você a entender melhor quais páginas em seu site geram conversões e receita. As páginas com alto valor de página são mais influentes que páginas com baixo valor de página. Por exemplo, os editores de e-commerce geralmente percebem que as páginas mais valiosas em seus sites são as páginas de checkout. Isso faz sentido porque todos precisam ver as páginas de checkout antes de fazer uma conversão. Observe as páginas que recebem muito tráfego (exibições de página), mas têm um baixo valor de página. Por que essas páginas não ajudam a gerar conversões? Elas deveriam? Para responder a algumas dessas perguntas, comece analisando a coluna "Valor da página" em "Conteúdo do site" > "Relatório de todas as páginas".


2. Use o Relatório de funis multicanais para acompanhar melhor as conversões


Os funis multicanais no Google Analytics permitem que você observe as interações em mídias digitais diferentes e mostram como esses canais funcionam juntos para criar vendas e conversões. Eles também ajudam você a tomar decisões de marketing importantes sobre investimentos em publicidade no nível macro (por exemplo, em quais canais) e no nível micro (por exemplo, em quais palavras-chave e canais de anúncios). Seus Relatórios de funis multicanais estão disponíveis na seção "Conversões" no Google Analytics.


3. Use o Relatório de pesquisa no site para ver informações sobre a intenção dos visitantes


Os Relatórios de pesquisa no site do Google Analytics fornecem dados completos sobre como as pessoas usam o mecanismo de pesquisa em seu site. Com esse relatório, você pode ver as pesquisas iniciais, refinamentos, tendências de pesquisas, a página em que a pesquisa ocorreu, a página acessada após a pesquisa e a correlação com conversões. Acompanhar como as pessoas usam a caixa de pesquisa em seu site pode fornecer informações importantes sobre a intenção dos visitantes. Seus Relatórios de pesquisa no site estão disponíveis na seção "Comportamento" no Google Analytics. Se você ainda não usa uma caixa de pesquisa em seu site, confira o mecanismo de pesquisa personalizado do Google.


Para ajudar você a entender os valores de páginas e as conversões, criamos um painel personalizado de avaliação de conteúdo disponível para download. Depois de fazer o download, basta selecionar o perfil que você deseja importar. Você pode acessar esse painel a qualquer momento na guia "Personalização".

Agradecemos sua participação nessas últimas cinco semanas. Esperamos que tenha tido a oportunidade de testar os relatórios recomendados e os painéis personalizados durante a série de blog posts. Continue deixando as suas dúvidas neste formulário que as responderemos na próxima quarta-feira, dia 12 de março, em um hangout on air.


Publicado por: Cemal Buyukgokcesu, especialista do Google Analytics


Informações adicionais: