Segundo Gartner, mais de 130 bilhões de aplicativos serão baixados para celulares e tablets em 2014, sendo a maioria deles, aplicativos gratuitos. Ao mesmo tempo, espera-se que a receita vinda dos aplicativos tenha crescimento superior a 200% nos próximos quatro anos. Embora isso pareça contraditório, já há algum tempo o motivo é bem evidente para a maioria dos programadores: enquanto a primeira geração dessa economia concentrava-se predominantemente em aplicativos tipo “pague agora e receba depois”, vemos agora o surgimento de uma segunda geração econômica de aplicativos, ou seja, a chamada era dos free apps (ou aplicativos gratuitos) e pagamentos incrementais.
Nesta segunda geração econômica de aplicativos, o índice de sucesso foi significativamente alterado, com base em três áreas críticas:
     Público Receptivo: Os desenvolvedores podem dividir seu público com base no comportamento in-app (através de aplicativos) e transformar dados em informações úteis para uma melhor monetização.
     Crescimento da Receita sobre Compras In-app: De acordo com Gartner, em breve as compras através de aplicativos serão responsáveis por quase metade de todas as receitas das app stores. Mas esse modelo exige uma abordagem sofisticada por parte dos desenvolvedores de aplicativos, e as ferramentas adequadas ainda não estão disponíveis.
     Maximização da Receita Publicitária: Os desenvolvedores não precisam se preocupar com o gerenciamento de anúncios, já que os mesmos deverão se autossuficientes em tempo real, deixando os desenvolvedores livres para se dedicarem às outras partes importantes de seu negócio.
Com o intuito de ajudar cada desenvolvedor a ser bem-sucedido nesta nova economia, a equipe do AdMob estará hoje na Game Developers Conference para fazer quatro anúncios.
1. Google Analytics Agora Disponível Diretamente no AdMob.
Apresentamos o mobile app analytics (análise de aplicativos móveis) em meados de 2012, e hoje, centenas de milhares de desenvolvedores já o utilizam. Agora colocamos o Google Analytics diretamente no AdMob, de forma que os desenvolvedores podem entender como o público utiliza seus aplicativos; dividi-los em grupos, com base no comportamento de apenas alguns cliques e assim, trabalhar sobre essas informações. Por exemplo, o relatório de comércio eletrônico do Google Analytics mostra informações importantes sobre compras através de aplicativos: principais itens vendidos, receita total e valor médio de pedidos. Agora, com o Google Analytics inserido diretamente no AdMob, os desenvolvedores podem ter uma visão holística de sua monetização, baseados não apenas em receitas publicitárias, mas também no desempenho das compras através de aplicativos. Todas essas funcionalidades foram incorporadas na guia atualizada Home do AdMob, tornando-o um balcão único para todos os relatórios de desempenho.
2. Anúncios para Compras In-App.
A fim de ajudar os desenvolvedores a promover compras in-app para os usuários certos, estamos introduzindo também anúncios para compras in-app. Um desenvolvedor poderá agora fomentar, no momento certo, compras in-app para os usuários mais propensos a fazer um pedido, e ao mesmo tempo continuar divulgando seus anúncios AdMob para aqueles menos propensos a realizar uma compra. Ferramentas de seleção permitem aos desenvolvedores encontrar rapidamente esses usuários, e assim utilizar esses anúncios com o intuito de criar outros anúncios relevantes e intersticiais para alcançá-los. Por exemplo, um desenvolvedor pode descobrir qual dos seus usuários começou a utilizar seu game nas últimas 48 horas e oferecer a ele um desconto de 50% em um “pacote de boas-vindas”, contendo um bônus com vidas adicionais. Isso criaria uma experiência mais personalizada para o usuário, aumentando assim a sua fidelidade. O desenvolvedor poderá também decidir em que parte do seu aplicativo irá veicular os anúncios intersticiais, os quais serão apresentados tanto no modo retrato quanto no modo paisagem.

                                                      

3. Otimização da Rede Publicitária e Live CPM.
Se um desenvolvedor está usando mais do que uma rede publicitária para lucrar com seus aplicativos, uma ferramenta de medição o ajuda a gerenciá-los. Essas ferramentas, no entanto, podem não enfatizar a maior receita. Para resolver o problema, a Otimização da Rede Publicitária obtém os mais atualizados CPMs nesse tipo de rede no pacote de mediação AdMob, e solicita os anúncios a partir do mais lucrativo.
O Live CPM dá um passo à frente para garantir aos desenvolvedores a obtenção do maior lucro possível com seus anúncios impressos. Quando um desenvolvedor utiliza o AdMob com o intuito de monetizar, ele também tem acesso em tempo real a todas as fontes de demanda do Google, incluindo demandas programáticas através de nossa integração com o DoubleClick Ad Exchange. Para cada solicitação de anúncio, o Live CPM compara o CPM mais elevado que um desenvolvedor pode obter a partir das fontes de demanda do Google com o CPM. Através do CPM, é possível ao desenvolvedor obter o mesmo a partir de outras redes em seu pacote de mediação.  Se um anúncio altamente lucrativo estiver disponível através das fontes de demanda do Google, ele ajudará os anúncios sobre CPMs de lucros mais baixos oferecidos pelas outras redes.
4. O Kit Desenvolvedor de Aplicativos para Empresas.
O Kit Desenvolvedor de Aplicativos para Empresas é um website bastante elaborado para que os desenvolvedores de aplicativos encontrem formas de criar aplicativos bem-sucedidos para empresas. Como exemplo, podem ser encontradas seções detalhadas sobre como desenvolver um aplicativo, diferentes formas de obter lucro, além de ideias para comercializar seu aplicativo. É possível também assistir a entrevistas com outros desenvolvedores, ler estudos de casos e visualizar informações de mercado a partir de pesquisas feitas pela AdMob; o que oferece ao desenvolvedor a vantagem para criar aplicativos voltados a usuários globais. Por exemplo, você sabia que um terço dos usuários de smartphones na China comprou aplicativos para personalizar seus avatares em games?
Sintonize o Google’s GDC livestream, hoje às 10 horas da manhã (PST). Teremos sessões para desenvolvedores de games no decorrer do dia e a apresentação do AdMob a partir das 12:00h e 12.30h (PST).
Enviado por Jonathan Alferness, Diretor de Gerenciamento de produtos, Google