Como estou por dentro da publicidade segmentada por sites, a equipe do AdSense me pediu para comentar sobre o que os anunciantes mais valorizam ao selecionarem sites específicos para suas campanhas.

Para anunciantes – e especialmente profissionais de marketing que trabalham com marcas tradicionais – a alma do negócio é a associação e o compromisso com a marca. Ao comprar espaço de anúncio, os anunciantes se concentram em três elementos de um site: qualidade do conteúdo, posicionamento físico e tamanho do anúncio.

1. Qualidade - o que mais importa para os anunciantes é atrair o interesse do usuário. Ao selecionar os locais para anúncios on-line, eles procuram sites que incorporam alta qualidade e conteúdo exclusivo juntamente com boa navegabilidade, layout e recursos. É razoável afirmar que, se os usuários gostarem do site, os anúncios nesses site gerarão associações de marca positivas ou "karma positivo para a marca".

2. Posicionamento - o posicionamento dos anúncios "acima da dobra" é importante para os anunciantes que direcionam publicidade a um site específico, por que eles pagam por esses anúncios com base no custo por 1000 impressões (CPM). As análises sobre como os usuários percorrem a página com os olhos mostraram que eles tendem a se interessar pelos anúncios posicionados no canto superior esquerdo da página.



É importante para os anunciantes que as pessoas olhem e interajam com o anúncio. Quanto maior o nível de participação do usuário, mais os anunciantes estarão dispostos a pagar para exibir seus anúncios em um determinado site.

Optar por anúncios com textos e imagens também ajuda, pois os anunciantes ganham mais opções para os tipos de anúncios que podem exibir em seu site.

3. Tamanho - na publicidade, o tamanho é importante. Anúncios maiores têm maior probabilidade de serem vistos. O programa AdSense oferece vários formatos de anúncios para utilização em seu site. Entre eles, o Retângulo grande de 336 x 280, o Retângulo médio de 300 x 250 e o quadrado de 250 x 250 são os maiores anúncios e, conseqüentemente, tendem a ser os que os anunciantes mais valorizam. O CPM médio desses tamanhos é geralmente 300% maior do que, por exemplo, um anúncio em forma de banner de 468 x 60.

Obviamente, a utilização desses elementos não garante que seu site receberá anúncios direcionados especificamente a eles, mas certamente aumenta suas chances, tornando-o mais atraente para o anunciante.