A melhor maneira de medir o resultado das otimizações do AdSense no seu site é utilizar o método do teste A/B. Teste A/B? O que é isso? Fique tranquilo, apesar do nome, é bem simples e fácil de ser implementado.

Com o Teste A/B você consegue testar e comparar diferentes opções de formatos e cores em suas páginas. Por exemplo, se você trocar o clássico banner de 468x60 pelo desafiante formato cabeçalho (728x90), qual será a sua receita? Vai aumentar? O Teste A/B pode mostrar o real impacto dessa alteração e ajuda-lo a maximizar seus ganhos.

O primeiro passo é criar um critério personalizado para cada um dos códigos que você deseja testar. No exemplo acima, um critério para o Banner e outro para o Cabeçalho.

Com o código abaixo, iremos mostrar 50% do tempo o Banner e 50% do tempo o cabeçalho.

<script type="text/javascript">
var random_number = Math.random();
if (random_number < .5){ //Cole o primeiro código aqui
} else {
//Cole o segundo código aqui
}
</script>
<script type="text/javascript" src="http://pagead2.googlesyndication.com/pagead/show_ads.js"></script>

Lembre-se que, geralmente, modificar o código do AdSense é contra os Regulamentos do programa. Contudo, para o caso dos testes A/B autorizamos os editores do AdSense a fazer esta modificação. Note no entanto, que a equipe do AdSense não pode dar suporte técnico para este tipo de teste.

Depois que implementar o Teste A/B, você deve utilizar os relatórios avançados para comparar o resultado de cada caixa de anúncios. Depois disso, é só substituir o código do teste A/B pelo código do formato vencedor!