Se você tem uma equipe de vendas que oferece espaço publicitário diretamente aos anunciantes, já deve ter sentido dificuldade em saber qual é seu inventário disponível para venda. O Google Ad Manager pode ajudar você a analisar a disponibilidade e a definir quanto você ainda tem para vender.

Uma analogia útil

Para colocar as coisas em contexto, vamos fingir que, em vez de um site, você tem um hotel. Em vez de vender espaço publicitário, você disponibiliza quartos para seus hóspedes. Você recebe todo tipo de solicitação: dois quartos para uma família, por uma semana, 100 quartos para uma conferência de três dias, um quarto de casal para um final de semana, e por aí vai. Para fazer essas reservas, você precisa saber quantos quartos seu hotel tem e quantos já foram reservados. Para um hotel, esse processo é muito simples. Você sabe exatamente quantos quartos seu hotel tem e simplemente subtrai o número de quartos já ocupados.

Para um editor, esse processo já não é tão óbvio. Como o inventário disponível está diretamente relacionado ao tráfego do site, ele pode variar dia a dia. Outro fator que complica essa análise é a flexibilidade de como cumprir com os objetivos dos anunciantes. Se um anunciante reserva espaço publicitário nas seções de Finanças e de Diversão de seu site, por exemplo, você pode servir mais anúncios na parte de Finanças e compensar um menor número de exibições em Diversão. Na analogia do hotel, é como se você tivesse a opção de substituir um quarto de casal por dois quartos com apenas uma campa. Esses dois fatores (variações no tráfego e a flexibilidade) dificultam saber exatamente quanto espaço publicitário seu site tem para vender num dia ou num ponto específico.

Um problema comum - e a solução

Apesar de ser mais complicado para sites do que para hotéis, os clientes (ou anunciantes) precisam da mesma coisa: uma reserva que você possa honrar. Um hotel não pode operar eficientemente sem poder fazer isso, e o mesmo vale para editores que trabalham com venda direta de publicidade.

O Google Ad Manager, nossa solução de exibição e gerenciamento de inventário de publicidade, resolve esse problema para os editores. Ele permite a você fazer previsões de disponibilidade de inventário e garantir que, quando você fizer uma venda, poderá entregar o número de exibições combinado. No Ad Manager, a previsão acontece usando os dados históricos para definir quantas impressões você ainda tem para exibir. O sistema de inventário do Ad Manager permite saber da disponibilidade de diferentes áreas de seu site em separado, por cidade e estado, e até mesmo usando critérios personalizados definidos por você, como a idade do usuário. Melhor que isso, quando o inventário necessário não estiver disponível, o Ad Manager dá sugestões de como liberar esse inventário para que você possa fazer a venda.

Melhorias

Nas últimas semanas nós fizemos grandes melhorias em nosso sistema de previsão. Ele está dez vezes mais rápido, e usa muito mais dados históricos, para que suas estimativas sejam mais corretas. O novo sistema permite que adicionemos novos recursos rapidamente, no futuro. E nós já lançamos uma dessas melhorias: o sistema de previsão agora leva em conta limitações de frequência. Isso significa que as estimativas de disponibilidade são modificadas caso você deseje mostrar o anúncio apenas uma vez para cada usuário. E muitos outros recursos estarão disponíveis em breve!

Para saber mais sobre o recurso de previsão de inventário do Google Ad Manager, visite a Ajuda do Ad Manager.