Anunciando no Google: escolhendo palavras-chave!
segunda-feira, fevereiro 16, 2009
========
Agora que todos já conhecem a estrutura de uma conta do AdWords e também já sabem os termos mais comuns para utilizar a ferramenta e medir os resultados, vamos dar dicas de como criar uma lista de palavras-chave efetiva para suas campanhas. São basicamente 3 passos para atingir este objetivo. Leiam com atenção e lembrem-se: o conceito mais importante aqui é 'relevância'. No final do post, você entenderá por quê.1º Passo - Expandir
Ao criar sua lista, pense como um cliente potencial dos seus produtos/serviços, ou um possível leitor do seu conteúdo. Que termos eles utilizariam para descrever seu produto, serviço ou conteúdo? Assim que tiver gerado algumas palavras-chave apropriadas, expanda sua lista para incluir o máximo possível de variações relevantes. Inclua ortografias alternativas (ex. calças, calcas), plurais e sinônimos.
Se precisar de mais idéias, você pode utilizar a Ferramenta de palavras-chave do AdWords. Esta ferramenta mostra uma lista de termos relacionados com o termo que você pesquisar. Você pode encontrar uma série de variações que você não imaginou, e ainda pode ver a concorrência de anunciantes por determinada palavra-chave e o volume de pesquisa por ela. Veja dicas avançadas de como utilizar esta ferramenta aqui.
2º Passo - Refinar
Após rechear sua lista de palavras-chave com todos os termos que você conseguiu imaginar, você precisará refiná-la. Primeiramente, é importante filtrar da sua lista palavras-chave que possam ser muito genéricas ou irrelevantes. Usar palavras muito genéricas pode gerar muitas impressões de anúncios, mas poucos cliques. Para evitar isso, livre-se de termos genéricos que podem estar relacionados a uma ampla variedade de produtos e serviços.
Por exemplo, utilizar palavras-chave genéricas como 'bolsas' para descrever produtos de bagagem pode gerar impressões genéricas para consultas de pesquisa irrelevantes como 'bolsa térmica' e 'bolsas à vácuo'. Tornar suas palavras-chave relevantes a seus produtos e serviços ajuda a receber mais cliques qualificados.
Além disso, uma dica importante para refinar sua lista é utilizar palavras-chave negativas. Uma palavra-chave negativa garante que o seu anúncio não seja exibido com a palavra-chave negativa que você selecionou. Usar palavras-chave negativas evitará que seu anúncio acumule impressões irrelevantes. Por exemplo, se sua palavra-chave é 'livros estrangeiros' e você não vender livros usados, você pode adicionar a palavra-chave negativa 'usados'. Isso garante que o seu anúncio não seja exibido quando a pesquisa incluir a palavra 'usados'. Por exemplo, o seu anúncio não será exibido para o termo 'livros estrangeiros usados'. Uma palavra-chave negativa é simbolizada com um sinal de menos (-) antes da palavra (por exemplo, '-usados').
Veja aqui como aplicar palavras-chave negativas à sua campanha.
3º Passo - Agrupar
Após expandir e refinar sua lista, você só precisa dividir suas palavras-chave em Grupos de anúncios. Vocês se lembram que no post anterior comentamos que a vantagem de separar sua campanha em Grupos de anúncios é manter palavras-chave e anúncios de texto especificamente segmentados para cada assunto? Pois bem. Dividir sua primeira lista de palavras-chave em listas menores, separadas por assuntos ou por produtos/serviços diferentes, permitirá que você crie anúncios mais relevantes para os usuários que pesquisarem pelas suas palavras-chave.
Veja um exemplo disto aplicado à estrutura de uma campanha:
Pronto! Agora você já tem uma campanha estruturada, com Grupos de anúncios bem segmentados e palavras-chave relevantes. Voltando ao início, tudo aqui se resume à relevância. O grande segredo é fazer com que o usuário encontre no seu anúncio aquilo que ele queria quando fez uma busca. Uma campanha relevante tem maior CTR e cliques mais qualificados, aumentando o retorno do seu investimento.
E no próximo post, daremos dicas de como escrever um anúncio de texto eficaz. Você não pode perder!
A promoção para ganhar cupons do AdWords ainda está valendo. Veja como participar no primeiro post da série, e tire suas dúvidas sobre a mecânica da promoção aqui.
Nenhum comentário :
Postar um comentário