Anunciantes gastam mais em campanhas que atingem o público certo. E ajudá-los a achar o público pode gerar mais receita para seu site.

Por isso, anunciamos esta semana a opção de publicidade com base em interesse, para que os sites que exibem anúncios do AdSense possam alcançar esse objetivo. Antes, os anunciantes já se beneficiaram da publicidade contextual e da segmentação por canais em sites do AdSense. Com essa nova ferramenta, os anunciantes também poderão atingir usuários baseando-se em interações prévias com eles, como visitas ao site do anunciante, ou por meio de seus interesses (como "fãs de cinema" ou "fãs de esportes radicais").

Durante os próximos meses nós vamos oferecer essa opção a um número limitado de anunciantes, em caráter de teste, e disponibilizá-la a um maior número de anunciantes ao longo de 2009. Seja para melhorar a percepção da marca ou aumentar o nível de resposta aos anúncios, essa nova ferramenta pode ajudar a aumentar o sucesso das campanhas desses anunciantes e deve aumentar os ganhos dos editores, à medida que mais anunciantes passarem a usar esse recurso.

Para criar as categorias de interesses, vamos reconhecer os tipos de sites visitados na rede do AdSense. Por exemplo: se usuários visitam uma página sobre cinema, eles podem ser adicionados à categoria "fãs de cinema". Você pode visitar a Central de ajuda para saber mais sobre como as categorias são definidas e quais as configurações disponíveis na sua conta. Por conta desse lançamento, a política de privacidade agora vai refletir o uso da publicidade baseada em interesses. Por favor, certifique-se de que a política de privacidade do seu site está atualizada ou faça as alterações necessárias até dia 8 de abril de 2009.

Os usuários irão se beneficiar da relevância adicional trazida por esse recurso. E ao visitar as Configurações de preferências de anúncios, os usuários poderão ver a quais categorias estão adicionados, além de adicionar e remover categorias. As Configurações de preferências de anúncios podem ser acessadas clicando em praticamente qualquer link "Anúncios Google" que aparecem nos blocos de anúncios.

Você pode ler mais sobre como a publicidade com base em interesses beneficia o ecossistema online e sobre as inovações criadas para garantir a privacidade dos usuários no blog oficial do Google e no blog de políticas públicas (ambos em inglês).

Estamos animados por poder oferecer anúncios mais relevantes aos usuários, ajudar os anunciantes a atingirem seus objetivos de campanha, e ajudar você a monetizar seu site da maneira mais efetiva.