Hoje estamos lançando uma série de posts de cinco semanas de duração sobre como acelerar o crescimento da sua empresa. Revisitaremos os princípios básicos da publicação de anúncios on-line para ajudar você a fazer seus negócios progredirem. Além disso, compartilharemos dicas de uso do AdSense e de outros produtos do Google que você pode aplicar aos seus negócios neste momento. Nas próximas quintas-feiras, disponibilizaremos dicas sobre como tornar o seu site mais amigável para os usuários, conquistar mais visitantes, aumentar as possibilidades de lucro e atrair mais orçamento dos anunciantes. Durante esse período, convidamos você a compartilhar suas próprias sugestões de como obter progresso nos negócios. Basta deixar seus comentários ao fim de cada postagem.

No post de hoje, Avinash Kaushik, o expert em Analytics do Google, falará sobre como é importante que os editores compreendam seu tráfego, analisem o desempenho de seus sites e considerem os dados para tomar decisões. Veja a seguir algumas ideias de pequeno e médio impacto que, nas palavras do próprio Avinash, podem produzir resultados incríveis para o seu website. São tarefas que podem ser feitas atualmente com ferramentas de análise da web gratuitas, como o Google Analytics.


Quantas vezes um visitante precisa visitar o seu site para ser considerado valioso? Use o relatório "Lealdade do visitante" na seção "Visitantes" do Google Analytics para identificar os visitantes que acessam o seu site com determinada frequência. Insira os dados em um segmento avançado e aplique esse segmento aos seus relatórios básicos para descobrir fatores como o lugar de onde esses visitantes valiosos provêm e que tipo de conteúdo consomem. Você pode então se basear nessas informações para otimizar a sua estratégia para obter novos visitantes e também melhorar o conteúdo do seu site para esses visitantes fiéis.

Ideia 2: Identifique quais páginas do seu site precisam ser melhoradas.

Muitas pessoas se perguntam: como descubro quais páginas do meu site precisam ser melhoradas? Dê uma olhada no relatório "Principais páginas de destino" na seção "Conteúdo" do Google Analytics. Esse relatório informa a primeira página que aparece para os usuários quando eles acessam o seu site. Classifique o relatório por taxa de rejeição. A taxa de rejeição avalia o número de pessoas que acessam o seu site, visualizam somente uma página e saem logo em seguida (ou o que Avinash chama de "oi, tudo bem, tchau"). Depois de identificar quais das suas principais páginas de destino não recebem sequer um clique dos visitantes, você terá descoberto quais páginas precisam ser melhoradas.

Ideia 3: Descubra em que parte do seu site o AdSense apresenta melhor desempenho.

Se você tiver vinculado as suas contas do AdSense e do Analytics, o relatório "Principal conteúdo do AdSense" na seção "AdSense" do Google Analytics revelará em qual parte do seu website os anúncios do AdSense recebem a maioria dos cliques. Isso é bom tanto para seus negócios como para seus clientes, pois ajuda você a identificar que tipo de conteúdo deve publicar mais com base no tipo de conteúdo em que as pessoas tem mais interesse e a descobrir em que partes do site elas clicam com mais frequência nos anúncios do AdSense.
Se ainda não tiver feito isso, vincule suas contas do AdSense e do Analytics para aproveitar todas as vantagens que o Analytics pode oferecer. Caso ainda não tenha uma conta do Analytics, inscreva-se já!

Recursos adicionais:

* Leia mais comentários de Avinash em seu blog (apenas em inglês), Occam's Razor, onde há mais dicas como as anteriores e outras maneiras de usar as métricas do relatório "Lealdade do visitante". Encontre também informações no Blog oficial do Google.
* Para saber mais sobre como usar o Analytics no seu website, visite a Universidade de conversão.
* Para conhecer ótimas maneiras de usar o AdSense e o Analytics em conjunto, assista a este vídeo.