Acelere o crescimento da sua empresa: princípios básicos e o Google Analytics
quinta-feira, setembro 24, 2009

No post de hoje, Avinash Kaushik, o expert em Analytics do Google, falará sobre como é importante que os editores compreendam seu tráfego, analisem o desempenho de seus sites e considerem os dados para tomar decisões. Veja a seguir algumas ideias de pequeno e médio impacto que, nas palavras do próprio Avinash, podem produzir resultados incríveis para o seu website. São tarefas que podem ser feitas atualmente com ferramentas de análise da web gratuitas, como o Google Analytics.
Quantas vezes um visitante precisa visitar o seu site para ser considerado valioso? Use o relatório "Lealdade do visitante" na seção "Visitantes" do Google Analytics para identificar os visitantes que acessam o seu site com determinada frequência. Insira os dados em um segmento avançado e aplique esse segmento aos seus relatórios básicos para descobrir fatores como o lugar de onde esses visitantes valiosos provêm e que tipo de conteúdo consomem. Você pode então se basear nessas informações para otimizar a sua estratégia para obter novos visitantes e também melhorar o conteúdo do seu site para esses visitantes fiéis.
Ideia 2: Identifique quais páginas do seu site precisam ser melhoradas.
Muitas pessoas se perguntam: como descubro quais páginas do meu site precisam ser melhoradas? Dê uma olhada no relatório "Principais páginas de destino" na seção "Conteúdo" do Google Analytics. Esse relatório informa a primeira página que aparece para os usuários quando eles acessam o seu site. Classifique o relatório por taxa de rejeição. A taxa de rejeição avalia o número de pessoas que acessam o seu site, visualizam somente uma página e saem logo em seguida (ou o que Avinash chama de "oi, tudo bem, tchau"). Depois de identificar quais das suas principais páginas de destino não recebem sequer um clique dos visitantes, você terá descoberto quais páginas precisam ser melhoradas.
Ideia 3: Descubra em que parte do seu site o AdSense apresenta melhor desempenho.
Se você tiver vinculado as suas contas do AdSense e do Analytics, o relatório "Principal conteúdo do AdSense" na seção "AdSense" do Google Analytics revelará em qual parte do seu website os anúncios do AdSense recebem a maioria dos cliques. Isso é bom tanto para seus negócios como para seus clientes, pois ajuda você a identificar que tipo de conteúdo deve publicar mais com base no tipo de conteúdo em que as pessoas tem mais interesse e a descobrir em que partes do site elas clicam com mais frequência nos anúncios do AdSense.
Se ainda não tiver feito isso, vincule suas contas do AdSense e do Analytics para aproveitar todas as vantagens que o Analytics pode oferecer. Caso ainda não tenha uma conta do Analytics, inscreva-se já!
Recursos adicionais:
* Leia mais comentários de Avinash em seu blog (apenas em inglês), Occam's Razor, onde há mais dicas como as anteriores e outras maneiras de usar as métricas do relatório "Lealdade do visitante". Encontre também informações no Blog oficial do Google.
* Para saber mais sobre como usar o Analytics no seu website, visite a Universidade de conversão.
* Para conhecer ótimas maneiras de usar o AdSense e o Analytics em conjunto, assista a este vídeo.
4 comentários :
É muito bom ver exemplos de relatórios no analytics. Poderia ter mais dicas de junção de relatórios para saber mais sobre seu site.
O Avinash manda muito bem, aconselho a seguirem o site dele: ttp://www.kaushik.net/avinash
insights simples que podem ajudar a qualquer site.
Olá. Tenho uma conta do AdSense e divulgo anúncios do google em meu blog. Hoje, sem querer, acabei clicando em um anuncio. Minha conta será encerrada?
Abraço.
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