Quer personalizar os e-mails que você recebe do AdSense? Você já pode atualizar suas preferências e escolher quais tipos de mensagem deseja receber. Basta fazer login e ir à seção "Preferências de idioma e contato", dentro da guia "Minha conta".

Sexta-feira social: o Estadão, portal brasileiro de notícias, combina notícias e discussões usando o Google+

sexta-feira, novembro 09, 2012 | 14:09:00


Todas as sextas-feiras, postamos dicas do Google+ para ajudar os editores a aproveitar ao máximo todos os recursos disponíveis. Verifique a cada semana para receber as informações mais recentes de nossa série educacional das Sextas-feiras sociais.

O mundo da comunicação mudou bastante desde que o jornal brasileiro O Estado de São Paulo foi fundado em 1875, compartilhar notícias de alta qualidade, análises e informações continua sendo sua meta permanente. Para fornecer informações em tempo real, o influente jornal lançou em março de 2000 o portal Estadao.com.br. Tendo a mídia social como prioridade crescente, o Estadão, em seguida, lança sua página +Estadão no Google+ no segundo semestre de 2011.

De acordo com a editora-chefe de conteúdos digitais, Cláudia Belfort, uma das primeiras vantagens observadas foram os diferenciais que o Google+ oferecia em relação aos outros canais de mídia social já em uso pelo Estadão. "Eu percebi que os comentários no Google+ eram mais elaborados. Nossos seguidores estão muito interessados em contribuir para uma discussão, por isso, decidimos investir mais, sempre com esse foco."



Com o tempo, graças à capacidade exclusiva da plataforma de estimular conversas e discussões, o Estadão conseguiu construir uma página Google+ voltada para sua estratégia de conteúdo. Cláudia acredita que o público-alvo do Estadão tem interesse em uma rede não apenas social, mas que também permita a troca de conhecimento. Pensando nisso, a equipe publica conteúdo especificamente relevante para os seguidores do Google+, ao invés de replicar o mesmo conteúdo por meio de todos os meios de mídia social que o Estadão utiliza. Eles descobriram que a rede responde particularmente bem a temas sérios. Sendo assim, as postagens utilizam, muitas vezes um tom informal e são relacionados a temas como economia, política e atualidades.

Mas não é apenas a troca de ideias por meio da palavra escrita que o Google+ facilita para o jornal. O Estadão aproveita a força visual da plataforma para postar imagens completas, conteúdo de vídeo atrativo e estimulante, além da discussão face a face por meio dos frequentes Hangouts, um recurso exclusivo, gratuito e de alta qualidade do Google+. Muitas iniciativas criativas específicas do canal estão em andamento: um vídeo diário de análise econômica, um podcast noturno resumindo as principais notícias do dia e trailers semanais que dão uma prévia das novidades do cinema.

O Estadão utiliza o Google Analytics para entender o comportamento do visitante e tem notado o impacto positivo  que o Google+ tem no tráfego do portal. Em um período de cinco meses, o Google Analytics mostrou que os visitantes da Página do Google+ do Estadão aumentaram 540%. Ao mesmo tempo, esse tráfego gerou um aumento de 18% nas visualizações de página por visita. Atualmente, a Página do Google+ do Estadão tem 630.000 seguidores.

Também deseja obter esse sucesso para sua marca? Saiba tudo sobre como o Estadão alcançou esse sucesso no estudo de caso completo e sinta-se à vontade para compartilhar suas experiências conosco em nossa +Página do Google AdSense.

Postado por Arlene Lee – Equipe do blog Por dentro do AdSense

1 comments :

Ari Zanella disse...

Este comentário foi removido pelo autor.